1 - Título do Projeto

Desenvolvimento institucional e técnico-operacional para a ampliação e consolidação de projetos relacionados à memória social no Brasil.

2 - Agência Executora

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN

3 - Duração

Novembro de 2008 a fevereiro de 2013 – 50 (cinquenta) meses.

4 - Fonte dos Recursos Financeiros

Orçamento do IPHAN/DEMU

5 - Resumo do Projeto

As ações programadas neste Projeto orientam-se para atualizar e aperfeiçoar instrumentos gerenciais e técnico-operacionais destinados à ampliação e consolidação de estruturas de apoio cognitivo e metodológico às comunidades que atuam com memória social no Brasil. Para isso estão relacionadas atividades que buscam definir as bases conceituais e metodológicas sobre memória social e sobre relações comunitárias na implantação e manutenção de Pontos de Memória. Além disso, estão previstas atividades de capacitação de agentes de memória e membros de comunidades; produção de materiais informativo e de consulta, como também a formulação e aplicação de processos e instrumentos de planejamento, avaliação e apoio à instalação e manutenção de Pontos de Memória.


1 - Título do Projeto

Desenvolvimento da Gestão Estratégica do Ibram e dos Museus Brasileiros para o Fortalecimento Institucional na Formulação e Implantação de Políticas Públicas.

2 - Agência Executora

Instituto Brasileiro de Museus - Ibram

3 – Duração

Dezembro de 2009 a novembro de 2012 – 36 (trinta e seis) meses.

4 - Fonte dos Recursos Financeiros

Orçamento do Instituto Brasileiro de Museus - Ibram

5 - Resumo do Projeto

As atividades constantes deste Projeto para cooperação internacional da OEI ao Ibram têm como objetivo básico conceber e validar modelos e instrumentos de planejamento, gestão e avaliação, cujos conteúdos metodológicos e funcionais estejam ajustados às peculiaridades administrativas e organizacionais da área museológica em todo o país. Para o desenvolvimento dessas ações estão previstas atividades de elaboração do plano estratégico do Ibram; formulação de processos descentralizados de gestão aplicáveis ao Instituto, como também, o desenvolvimento e a aplicação de instrumentos tecnológicos ajustados às formas específicas de gestão dos museus brasileiros. Com a realização do presente Projeto, o que se pretende, objetivamente, além da criação dos modelos próprios às ações funcionais do Ibram e dos museus, é o desenvolvimento de capacidades humanas e estruturais internas para não apenas utilizar tais modelos, mas também para avaliá-los e mantê-los permanentemente atualizados.