1 - Título do Projeto

Fortalecimento da capacidade técnica do Ibram para a promoção da sustentabilidade, desenvolvimento da função social e educativa e o estímulo da cultura digital nos museus brasileiros.

2 - Agência Executora

Instituto Brasileiro de Museus - Ibram

3 - Duração

Novembro de 2008 a fevereiro de 2013 – 50 (cinquenta) meses.

4 - Fonte dos Recursos Financeiros

Orçamento do IPHAN/DEMU

5 - Resumo do Projeto

De dezembro de 2017 a dezembro de 2021: 48 (quarenta e oito) meses

4 - Fonte de recursos financeiros

Instituto Brasileiro de Museus – Ibram/MinC

5 - Resumo do projeto

As atividades previstas neste Projeto, elaborado em parceria com a OEI/Brasil, estão direcionadas para o fortalecimento da capacidade técnica do Ibram para a promoção da sustentabilidade, o desenvolvimento da função social e educativa e o estímulo da cultura digital nos museus brasileiros. Em função desse propósito, faz parte do conteúdo programático deste projeto o desenvolvimento de diretrizes e estratégias de gestão que considerem o desenvolvimento socioeconômico de comunidades locais e a preservação da memória. No conjunto das atividades programadas foram incluídas, também, estudos para aprimoramento da infraestrutura arquitetônica dos museus brasileiros, de gerenciamento de riscos ao patrimônio museológico, de gestão da documentação dos acervos e de ampliação da acessibilidade às instituições museais.


1 - Título do Projeto

Desenvolvimento da Gestão Estratégica do Ibram e dos Museus Brasileiros para o Fortalecimento Institucional na Formulação e Implantação de Políticas Públicas.

2 - Agência Executora

Instituto Brasileiro de Museus - Ibram

3 – Duração

Dezembro de 2009 a novembro de 2012 – 36 (trinta e seis) meses.

4 - Fonte dos Recursos Financeiros

Orçamento do Instituto Brasileiro de Museus - Ibram

5 - Resumo do Projeto

As atividades constantes deste Projeto para cooperação internacional da OEI ao Ibram têm como objetivo básico conceber e validar modelos e instrumentos de planejamento, gestão e avaliação, cujos conteúdos metodológicos e funcionais estejam ajustados às peculiaridades administrativas e organizacionais da área museológica em todo o país. Para o desenvolvimento dessas ações estão previstas atividades de elaboração do plano estratégico do Ibram; formulação de processos descentralizados de gestão aplicáveis ao Instituto, como também, o desenvolvimento e a aplicação de instrumentos tecnológicos ajustados às formas específicas de gestão dos museus brasileiros. Com a realização do presente Projeto, o que se pretende, objetivamente, além da criação dos modelos próprios às ações funcionais do Ibram e dos museus, é o desenvolvimento de capacidades humanas e estruturais internas para não apenas utilizar tais modelos, mas também para avaliá-los e mantê-los permanentemente atualizados.