1 - Título do Projeto

Desenvolvimento de Metodologias Institucionais destinadas à Consolidação da Educação Superior como Fator de Desenvolvimento Sustentável do Brasil.

2 - Agência Executora

Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação – SESU/MEC.

3 - Duração

De novembro de 2014 a fevereiro de 2019 - 51 (cinquenta e um) meses.

4 - Fonte dos Recursos Financeiros

Secretaria de Educação Superior – Ministério da Educação

5 - Resumo do Projeto

A programação do presente Projeto tem como objetivo principal concorrer para ampliar as capacidades institucionais da SESU/MEC no sentido de intensificar a integração das políticas de educação superior do MEC aos processos de desenvolvimento socioeconômico do país. Para a consecução desse objetivo geral foram organizados três conjuntos de atividades que são complementares e relacionados entre si. Em primeiro lugar estão previstas as ações para criar condições humanas e instrumentais por intermédio das quais a secretaria possa aprimorar seus planos de estímulo à produção científica nas IFES. As atividades do segundo conjunto programático destinam-se à atualização e formulação de sistemáticas organizacionais e operativas aplicáveis a programas promotores do acesso e da permanência dos estudantes matriculados nas IES. No terceiro conjunto de atividades estão programadas as que embasam o desenvolvimento, no âmbito da SESU/MEC, de metodologias de articulação/cooperação institucionais ajustados ao planejamento da formação inicial e continuada de professores. Todas essas atividades têm como pressuposto ideológico o posicionamento da educação superior como um direito social e, simultaneamente, como ação do Estado e dos setores privado e não governamental que exerce forte influência no desenvolvimento sustentável do país.



1 - Título do Projeto

Ampliação e Atualização das Estruturas Operacionais do Ministério da Educação na Implantação e Avaliação de Políticas Educacionais e do Plano Nacional de Educação.

2 - Agência Executora

Secretaria Executiva do Ministério da Educação.

3 - Duração

De dezembro de 2014 a dezembro de 2018 - 48 (quarenta e oito) meses.

4 - Fonte dos Recursos Financeiros

Orçamento da Secretaria Executiva do Ministério da Educação - MEC

5 - Resumo do Projeto

O presente Projeto tem como objetivo principal concorrer para a ampliação da capacidade político-institucional do Ministério da Educação - MEC tanto na formulação de políticas públicas de educação quanto na implantação do Plano Nacional de Educação (PNE), no sentido de ampliar a inserção do Setor Educacional como fator de desenvolvimento sustentável do país. As atividades previstas para o primeiro resultado estão voltadas à formulação de sistemáticas e mecanismos gerenciais e técnico-administrativos, no âmbito do Ministério e em suas Entidades Vinculadas, a fim de criar condições institucionais apropriadas à implantação/avaliação participativa e interativa das políticas de educação e do PNE em todo o país. Para o desenvolvimento de estratégias com vistas à modernização da infraestrutura instrumental aplicadas à gestão e avaliação dos processos de implantação e consolidação de políticas educacionais e do PNE estão planejadas ações específicas, fundamentadas, basicamente, na recente aprovação da Lei no. 13.005/2014. O terceiro conjunto programático propõe-se à elaboração de processos e mecanismos destinados à avaliação, disponibilidade, integridade e confiabilidade das informações geradas pelas áreas finalísticas do MEC e de suas Entidades Vinculadas.



1 - Título do Projeto

Aprimoramento da Sistemática de Gestão do Ministério da Educação – MEC em seus processos de formulação, implantação e avaliação dp Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE.

2 - Agência Executora

Ministério da Educação – Secretaria Executiva

3 - Duração

Maio de 2009 a Dezembro de 2012 – 44 (quarenta e quatro) meses.

4 - Fonte dos Recursos Financeiros

Orçamento do Ministério da Educação

5 - Resumo do Projeto

O presente projeto tem como objetivo atualizar e aperfeiçoar os processos gerenciais, organizacionais e tecnológicos utilizados pelo MEC na formulação e avaliação das ações relacionadas à consolidação do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE. O projeto envolverá todas as esferas organizações do MEC para o desenvolvimento e implantação de novas tecnologias de informação e comunicação aplicáveis à gestão; na ampliação de capacidades institucionais na concepção de processos interativos e compartilhados aplicáveis à integração da União, Estados e Municípios na implantação do PDE; na definição e disseminação de metodologias de gestão da rede escolar para acelerar a oferta de Padrões Mínimos de Funcionamento Escolar-PMFEs nas escolas de educação básica nos estados e municípios; e a formulação de sistemáticas de planejamento e avaliação do PDE com ênfase na área de educação infantil, educação no campo, indígena e quilombola.



1 - Título do Projeto

Ampliação da capacidade institucional da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh no planejamento e gestão dos projetos de educação, pesquisa e inovação desenvolvidos pelos hospitais universitários federais.

2 - Agência Executora

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh.

3 - Duração

De março de 2016 a julho de 2019 - 40 (quarenta) meses.

4 - Fonte dos Recursos Financeiros

Orçamento da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh

5 - Resumo do Projeto

As atividades previstas neste Projeto estão orientadas para promover a ampliação da capacidade institucional da Ebserh no planejamento e gestão de projetos de ensino, pesquisa e formulação de tecnologias inovadoras desenvolvidos pelos hospitais universitários federais. Neste sentido, a programação prevê a realização de ações concretas para formular processos que possam ampliar a participação dos hospitais universitários na geração de conhecimentos científicos, tecnológicos e de inovação e, com isso, aumentar sua atuação na produção de insumos estratégicos para o Sistema Único de Saúde – SUS. Assim, estão previstos três conjuntos de atividades que são complementares e convergentes entre si. O primeiro está ligado à elaboração de mecanismos organizacionais destinados à implementação de um novo modelo de gestão formulado pela Ebserh. O segundo conjunto de atividades refere-se à formulação de estratégias institucionais adequadas à atuação interativa e articuladora da Ebserh na análise e realização de ensino, pesquisa e inovação nos hospitais universitários. Quanto às atividades do terceiro conjunto de ações estão aquelas ligadas à elaboração de metodologias para as capacitações sociotécnicas – treinamentos - dos profissionais que atuam nas áreas de elaboração e gestão de projetos nos hospitais universitários federais.