1ª Formatura no Centro de Cooperação Brasil-África no IFBA
1ª Formatura no Centro de Cooperação Brasil-África no IFBA

1ª Formatura no Centro de Cooperação Brasil-África no IFBA

OEI. 05/06/2014
Tamanho do texto+-

A OEI participou, no dia 03 de junho, da cerimônia de encerramento dos Cursos de formação continuada em educação profissional para gestores e professores de Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Os cursos foram os primeiros oferecidos pelo Centro de Cooperação Brasil-África em Educação Profissional, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia,” e se inserem no Programa “Educação como Ponte Estratégica Brasil-África.

Desde 2012 a OEI tem buscado reforçar a relação com os países africanos lusófonos com o intuito de incluí-los ativamente nos projetos de ação compartilhada da Organização, de cooperação mútua, e também no desenvolvimento conjunto de projetos financiados por outros países ou regiões doadoras.

Os passos mais concretos dados nesse sentido foram o convite aos Ministros da Educação desses países para participarem da próxima Conferência Ibero-americana de Educação, a realizar-se no México no próximo mês de agosto, e para que integrem a Organização na condição de países colaboradores, não apenas observadores. Caso esse desejo se concretize, os Estatutos da Organização serão modificados para inserir esse tipo de associação.

Ações como a promovida pelo Centro de Cooperação Brasil-África estão baseadas nos mesmos princípios que regem a OEI: o da cooperação solidária e o intercâmbio de conhecimentos.