15ª Semana Nacional de Museus
15ª Semana Nacional de Museus

15ª Semana Nacional de Museus

OEI. 04/05/2017
Tamanho do texto+-

O Brasil comemora o Dia Internacional de Museus (18 de maio) com a realização da Semana Nacional de Museus. Por meio dessa ação, o Ibram – Instituto Brasileiro de Museus/ Ministério da Cultura, mobiliza os museus brasileiros a desenvolverem uma programação especial durante a semana em que se celebra essa data. O tema norteador dos eventos é o proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). Em 2017, a sua 15ª edição ocorrerá entre os dias 15 e 21 de maio, quando instituições museológicas de todo o país promoverão atividades em torno do tema Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus.

A primeira edição da Semana Nacional de Museus foi realizada em 2003, quando contou com a participação de 57 museus, os quais realizaram cerca de 270 eventos. Em 2017, estão inscritos mais de mil museus e 3.000 atividades.  

A eficácia das ações desempenhadas pelo setor museal na realização da Semana Nacional de Museus comprova que o concerto nacional de programações culturais é um verdadeiro instrumento de ampliação do acesso à cultura e de visibilidade dos museus. Ademais, ela é responsável por um significativo aumento de público: durante a semana em que ocorre, a média de visitantes dos museus participantes sobe cerca de 80%. 

Com a Semana Nacional de Museus, fortalecemos a importância e a existência dos museus no imaginário cotidiano, além de seguirmos juntos rumo à consolidação da democracia e da justiça social.

Programação

As atividades programadas pelos museus são diversificas: vão de exposições e visitas guias até palestras e mostra de filmes, entre outras. Algumas delas contam com participação internacional, como o Museu da Fotografia Documental, localizado na cidade de Brasília/ Capital do Brasil, que exibirá obras do fotografo português radicado em Macau Gonçalo Lobo Pinheiro. O Museu de Arte Contemporânea da USP, na cidade de São Paulo, exibirá 7 trabalhos do artista russo Fyodor Pavlov-Andreevich.  A Casa Museu Érico Veríssimo, situada no estado do Rio Grande do Sul, realizará a exposição “Memória fotográfica do genocídio dos povos indígenas da América do Norte: o confronto entre a lembrança e o esquecimento”. Um musical em italiano será apresentado pela Casa da Memória Italiana, localizada no estado de São Paulo. 

Programação completa

A programação dos museus participantes da 15ª Semana Nacional de Museus está disponível no site do Ibram www.museus.gov.br


Instituto Brasileiro de Museus