A inclusão das tecnologias de informação nas salas de aula da América Latina: como, por que e para quê
A inclusão das tecnologias de informação nas salas de aula da América Latina: como, por que e para quê

A inclusão das tecnologias de informação nas salas de aula da América Latina: como, por que e para quê

OEI. 09/03/2018
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Os principais desafios de inovação educativa na América Latina passam por políticas públicas que garantam a alfabetização digital do professorado ou a integração das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no currículo acadêmico. A qualidade educativa, no entanto, não se mede pela presença ou ausência de telas digitais ou pelo número de horas do uso dos computadores, e sim por como, por que e para quê se aplica a tecnologia em sala de aula.

É o que mostra o “Estudo sobre a inclusão das TIC nos centros educativos de Aulas Fundación Telefónica”, realizado em 144 centros educativos de sete países da América Latina, com a participação de cerca de 2.300 professores e 450 diretores escolares. Desenvolvido pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e Cultura (OEI) e pelo projeto ProFuturo, o estudo será apresentado no dia 20 de março, na sede da Secretaria Geral da OEI, em Madri (Espanha), durante.o seminário “Desafio TIC nas Aulas da América Latina: como, por que e para quê?”. 

Além da apresentação das principais conclusões do informe - a cargo de Tamara Díaz, secretária técnica do Instituto de Avaliação (IESME) da OEI -, o evento contará com uma mesa de experiências sobre a aplicação da avaliação em países como Colômbia, El Salvador, Guatemala, Nicarágua e Peru, e um debate com especialistas em educação sobre propostas e orientações em termos de políticas públicas. 

A inauguração do seminário contará com a presença do secretário-geral da OEI, Paulo Speller; da diretora-geral de ProFuturo, e Sofía Fernández de Mesa Echeverría, e do diretor da Fundación Telefónica, José María Sanz-Magallón Rezusta. O evento será transmitido via streaming, a partir das 18h30, no horário de Madri (14h30 no horário de Brasília), podendo também ser acompanhado nas redes sociais com a hashtag #DesafíoTICLatam. 


Projeto Aulas

O projeto Aulas Fundación Telefónica nasceu com o objetivo de formar professores em competências digitais através de uma metodologia blended para a inclusão das TIC em salas de aula dos seguintes países: México, Guatemala, El Salvador, Nicarágua, Panamá, Equador, Colômbia, Venezuela, Peru, Chile, Argentina, Brasil, Costa Rica e Uruguai. Desde 2009, está presente em escolas públicas, hospitais e centros comunitários, contribuindo para a mudança na educação de milhares de crianças de populações vulneráveis. 

Além da entrega de recursos tecnológicos, o projeto contempla a formação de professores, o acompanhamento para a transversalização nas práticas pedagógicas e a avaliação como prática indispensável para a apreciação dos benefícios gerados pelas TIC na educação.

ProFuturo

O projeto Aulas Fundación Telefónica agora é parte do ProFuturo, um programa educativo realizado pela Fundación Telefónica e pela Fundación Bancaria “La Caixa” que tem como missão reduzir a brecha educativa no mundo proporcionando uma educação digital de qualidade a crianças de entornos vulneráveis da África, da América Latina e da Ásia. Sua proposta educativa incorpora tecnologias, conteúdos educativos e metodologias de ensino-aprendizagem para professores e alunos, com o objetivo de transformar a educação de 10 milhões de meninos e meninas em 2020. 


Para baixar o informe: http://bit.ly/2FqKw1G

Para acompanhar a transmissão do seminário via streaminghttp://bit.ly/2tKes7q