Assume hoje em Madri – Espanha, sede da OEI, o novo Secretário-Geral da OEI, Dr Paulo Speller, eleito para o período 2015-2018
Assume hoje em Madri – Espanha, sede da OEI, o novo Secretário-Geral da OEI, Dr Paulo Speller, eleito para o período 2015-2018

Assume hoje em Madri – Espanha, sede da OEI, o novo Secretário-Geral da OEI, Dr Paulo Speller, eleito para o período 2015-2018

OEI. 15/01/2015
Tamanho do texto+-

O Dr Paulo Speller foi eleito no mês de agosto passado durante a XII Assembléia Geral da Organização do Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura. Psicólogo e Doutor em Ciência Política, foi Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação do Brasil até dezembro de 2014, foi Reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB e da Universidade Federal do Mato Grosso.

Destaca-se que é o primeiro brasileiro a assumir esta função na Organização do Estados Ibero-americanos. No ato de sua incorporação à frente da OEI, ocorrido hoje dia 15 estiveram presentes além do Secretário-Geral que termina seu mandato à frente da Organização, Dr Álvaro Marchesi, a Secretária-Geral da Secretaria Geral Ibero-americana-SEGIB, Dra. Rebeca Gryspan, o Ministro de Educação, Cultura e Desporte da Espanha, Dr, José Ignacio Wert e o Secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação do Brasil, Dr Binho Marques.

O Dr. Álvaro Marchesi agradeceu o apoio e colaboração de todas as instituições, profissionais, ministros e demais destacadas autoridades da região ibero-americana que colaboraram para os avanços e consolidação dos projetos e ações da OEI neste período. Agradeceu também a todos os funcionários da sede e de todos os Escritórios de Representação da OEI pela rede de colaboração que se criou em torno de uma projeto que vem consolidando na região e contribuindo com os países para que possam avançar em suas políticas educacionais.

Dr. Binho Marques, ressaltou a importância do trabalho do Dr. Álvaro Marchesi à frente da OEI, agradecendo o apoio e contribuição para os Programas e Projetos brasileiros. Manifestou a alegria de ter seu colega, Paulo Speller assumindo essa destacada função e de continuar atuando em parceria com a OEI.

A Dra. Rebeca Gryspan, manifestou o interesse de estreitar ainda mais as relações com a OEI, destacando a importância da atuação desse organismo no espaço ibero-americano, além de ressaltar o trabalho Dr. Álvaro no período de seu mandato e expressou a confiança na capacidade do novo Secretário-Geral Dr. Paulo Speller para continuar e avançar nos programas de educação, ciência e cultura que a OEI tem levado à frente.

Dr Ignacio Wert, ressaltou o trabalho do Secretário-Geral que termina o mandato, a consolidação da OEI como um organismo de referência na região e manifestou o interesse do governo espanhol em seguir colaborando e apoiando o novo Secretário-Geral, ressaltando a importância da incorporação na OEI dos países de língua portuguesa da África e da Ásia.

Por fim, o Secretário-Geral que assume a OEI, Dr Paulo Speller, agradeceu a confiança de todos os países que lhe conduziram a este importante posto, a Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, também pela confiança na indicação, ao ministro chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante ao ex-ministro de Educação do Brasil, Henrique Paim, ao atual ministro de Educação do Brasil Cid Gomes. Manifestou a sua alegria em assumir esta importante função, destacando o trabalho do Secretário-Geral, Álvaro que atuou por oito anos à frente da OEI, consolidando um importante projeto das Metas Educativas 2021. Expressou a intenção de dar continuidade a esse esforço de impulsionar as Metas Educativas e de levar adiante os programas e projetos aprovados pelos ministros na última Conferência Ibero-americana, realizada na cidade do México.
Por fim, convocou a todos a colaborar para que a OEI se torne cada vez mais um Organismo de referência em educação, ciência, cultura e inovação na região.