Curso de Especialização em Planejamento e Gestão de Intervenções de Cooperação para o Desenvolvimento

Curso de Especialização em Planejamento e Gestão de Intervenções de Cooperação para o Desenvolvimento

OEI. 10/12/2014
Tamanho do texto+-

A Escola de Cooperação do Centro de Altos Estudos Universitários da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (CAEU/OEI) abriu inscrições para o Curso de Especialização em Planejamento e Gestão de Intervenções de Cooperação para o Desenvolvimento, na modalidade semipresencial. A etapa presencial terá duração de 40 horas, com estágio na própria OEI (secretaria geral em Madri ou em seus escritórios nacionais na América Latina) e estará voltado para a elaboração de um programa ou projeto de desenvolvimento educacional ou no âmbito da política social.

O curso está dirigido principalmente a profissionais de organismos nacionais e internacionais de desenvolvimento; de organizações não governamentais e fundações; e de outras entidades, públicas e privadas, que tenham sob sua responsabilidade o desenho, a gestão e a avaliação de projetos e programas de desenvolvimento, ou que tenham como interlocutores organismos de cooperação internacional que prestam assistência técnica ou financeira. Destina-se também a todas as pessoas, com ou sem experiência prévia, que desejarem enfocar sua prática profissional na cooperação para o desenvolvimento. 

Poderão matricular-se pessoas com curso completo de graduação ou aqueles que, sem titulação universitária de nível superior, comprovem seu vínculo –profissional, acadêmica ou de outra natureza- com o mundo da cooperação internacional.

Data de início do Curso: 10 de janeiro de 2015.

Prazo para matrícula: de 7 de novembro de 2014 a 6 de janeiro de 2015

Página do curso: http://oei.es/especialista/index.php


Programa acadêmico

O módulo 1 do Curso proporcionará uma visão geral do desenvolvimento e de suas potencialidades transformadoras, não apenas a partir de uma perspectiva teórica, mas se atendo à sua vinculação com as condições de vida dos cidadãos. De forma complementar, transmitirá conhecimento especifico sobre a configuração da cooperação internacional a serviço do desenvolvimento, constituindo um sistema (políticas, estratégias, instrumentos e atores) em processo de profunda transformação. Deste modo, os participantes se familiarizarão com o funcionamento e a gestão das novas modalidades de ajuda e refletirão acerca das implicações políticas, institucionais e técnicas de tais modalidades.

Módulo I

Desenvolvimento e Cooperação Internacional

1ª Unidade

Introdução e contexto

Tema 1

Desenvolvimento humano

Tema 2

Pobreza humana

Tema 3

Desigualdade

2ª Unidade

O sistema internacional de cooperação para o desenvolvimento: agentes e instrumentos

Tema 4

O sistema internacional de cooperação para o desenvolvimento

Tema 5

A agenda internacional de desenvolvimento e a cooperação internacional

Tema 6

A agenda internacional de eficácia da Ajuda

Tema 7

Agentes da cooperação internacional para o desenvolvimento

Tema 8

Instrumentos “tradicionais” da cooperação internacional para o desenvolvimento 

Tema 9

Novos instrumentos da cooperação: Apoio orçamentário e enfoques setoriais

Tema 10

Outros instrumentos: Fundos globais e permuta de dívida

3ª Unidade

Enfoques transversais da cooperação internacional para o desenvolvimento

Tema 11

O enfoque de direitos

Tema 12

O enfoque de gênero

 O módulo II – com um formato eminentemente prático de oficina virtual- abordará tanto aos enfoques clássicos quanto as técnicas e metodologias mais recentes e inovadoras utilizadas no mundo da cooperação para o desenvolvimento.

Módulo II

Planejamento e gestão de intervenções de cooperação para o desenvolvimento

1ª Unidade

Introdução - Planejamento estratégico

Tema 13

O planejamento nas intervenções de cooperação

Tema 14

Planejamento estratégico

2ª Unidade

A gestão orientada a resultados de desenvolvimento

Tema 15

Introdução à GORD

Tema 16

Principais componentes da GORD

Tema 17

Gestão de riscos, monitoramento e gestão de desempenho

3ª Unidade

A gestão da ajuda programática

Tema 18

A gestão de finanças públicas e o ciclo orçamentário

Tema 19

O diálogo de políticas e a mútua prestação de contas 

Tema 20

O papel dos parlamentos e a sociedade civil na ajuda programática 

4ª Unidade

A gestão do ciclo de projeto

Tema 21

A gestão do ciclo de projeto. O EML e suas características

Tema 22

A identificação

Tema 23

O desenho e a formulação

Tema 24

Financiamento

Tema 25

Execução e acompanhamento

5ª Unidade

A avaliação

Tema 26

Definições, tipos e itinerários de uma avaliação

Tema 27

Os componentes da avaliação

Tema 28

As ferramentas da avaliação

Tema 29

Itinerário da avaliação

 Finalmente, no módulo III será possível a aplicação dos conhecimentos adquiridos nos módulos virtuais, com o apoio e supervisão de tutores da própria OEI. O resultado final será o desenho de uma intervenção de cooperação internacional para o desenvolvimento em alguma temática de interesse no âmbito educacional ou da política social.

Módulo III

Práticas: desenho de uma intervenção de cooperação

40 horas de práticas na OEI (Secretaria Geral da OEI ou Escritórios Nacionais na América Latina) orientadas à elaboração de um projeto de desenvolvimento educacional ou no âmbito da política social. Nesta etapa serão aplicados os conhecimentos adquiridos nos módulos virtuais, com o apoio e supervisão de tutores da própria OEI. O resultado final será o desenho de uma intervenção de cooperação internacional para o desenvolvimento em alguma temática de interesse para o aluno dentro das opções que a OEI possa oferecer.
Estas práticas presenciais terão lugar preferencialmente em horários pela tarde  -de forma que sejam compatíveis com os compromissos de trabalho ou de estudo dos alunos- e se concentrarão no sétimo e último mês do curso.
Aqueles participantes cujo lugar de residência não permita a realização das práticas presenciais terão a opção de realizá-las a distancia, ainda com a assistência técnica de tutores da OEI.
A conclusão satisfatória deste terceiro módulo –de forma presencial ou virtual- é condição indispensável para obter o título de Especialista em Planejamento e Gestão de Intervenções de Cooperação para o Desenvolvimento, emitido pelo Centro de Altos Estudos Universitários (CAEU) da OEI. O CAEU está realizando gestões com instituições de ensino superior espanholas para contar com a certificação universitária