Diretor-Geral de Programas da OEI Participa do Lançamento da Confintea Brasil + 6 no Senado Federal

Diretor-Geral de Programas da OEI Participa do Lançamento da Confintea Brasil + 6 no Senado Federal

OEI. 10/12/2015
Tamanho do texto+-

O Diretor-Geral de Programa Educacionais e Culturais da OEI, Carlos Abicalil, participou, na manhã do dia 10 de dezembro, de audiência pública promovida pela Comissão de Educação do Senado Federal, que versou sobre o tema “A Educação ao Longo da Vida na Perspectiva da Educação de Jovens e Adultos e a CONFINTEA Brasil + 6”.

A senadora Fátima Bezerra conduziu a sessão, que contou com o pronunciamento dos representantes da SECADI/MEC, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, da Cátedra Unesco de Educação de Jovens e Adultos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Undime e da OEI. 





Em seu pronunciamento, Abicalil destacou o efeito simbólico extremamente importante de o lançamento da CONFINTEA BRASIL + 6 ter ocorrido no Senado Federal e reafirmou o apoio da OEI ao evento, que não apenas realizará o balanço dos avanços, mas também apontará diretrizes futuras para alcançar os compromissos internacionais assumidos em Belém, no ano de 2009.


No âmbito ibero-americano, em 2014, os países reafirmaram determinação nesse sentido com a aprovação do PIALV (Plano Ibero-americano de Alfabetização e Aprendizagem ao Longo da Vida) e com o trabalho, encomendado ao IESME (Instituto de Avaliação e Seguimento das Metas 2021), de fortalecimento, em consórcio com institutos de estatísticas nacionais, da coleta de dados nessa modalidade. Finalizou sua fala informando sobre a cooperação técnica que a OEI tem prestado aos países na área de EJA, destacando a formação de gestores e de educadores.