Escritório da OEI no Brasil participa de encontro da Organização
Escritório da OEI no Brasil participa de encontro da Organização

Escritório da OEI no Brasil participa de encontro da Organização

OEI. 26/04/2018
Tamanho do texto+-

Começa hoje (26) e vai até amanhã a XIII Assembleia Geral da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI). A Assembleia Geral é a autoridade suprema da OEI e é composta por representações ou delegações oficiais do mais alto nível dos Estados-Membros. Os integrantes da organização se reúnem a cada quatro anos. Questões relevantes, como a eleição do Secretário-Geral, orçamento, programa de trabalho, entre outros, são submetidas a assembleia. A OEI é um organismo intergovernamental composto por 24 membros, com escritórios em 19 países.

Presente ao encontro, o diretor do escritório da OEI no Brasil, Raphael Callou, avalia a importância da OEI na atuação da interface de processos de cooperação com os países. “Nosso papel fundamental é o desenvolvimento da Democracia e da integração regional, com foco nas áreas de educação, cultura, direitos humanos, ciência e tecnologia”, ressalta.

No Brasil, são diversos os projetos em atuação junto ao governo federal nessas áreas. A proposta é que o escritório do Brasil possa cada vez mais expandir a esfera de atuação de maneira a cooperar com o país, nesse esforço de integração com os demais países da região ibero-americana e também consolidação de políticas públicas que são desenvolvidas nesses países.

São membros da OEI: Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, Uruguai e Venezuela.

Eleição do novo Secretário-Geral.