IberCultura Viva lança convocatória para apoiar a caravana brasileira rumo a El Salvador
IberCultura Viva lança convocatória para apoiar a caravana brasileira rumo a El Salvador

IberCultura Viva lança convocatória para apoiar a caravana brasileira rumo a El Salvador

OEI. 15/09/2015
Tamanho do texto+-

           O programa IberCultura Viva está lançando convocatória para apoiar a participação de uma delegação brasileira no 2º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, que será realizado em San Salvador (El Salvador), de 27 a 31 de outubro. Serão destinados R$ 200 mil em passagens aéreas para representantes de entidades e coletivos culturais.

            Podem participar da convocatória brasileiros com mais de 18 anos, representantes de organizações da sociedade civil de todo o país. Cada Ponto de Cultura, entidade ou coletivo, poderá indicar apenas uma pessoa física como representante. As inscrições estão abertas de hoje (15) a 28 de setembro (até as 23h59, horário de Brasília). Serão considerados como data de inscrição o dia e o horário de envio on-line.

           O formulário de inscrição está disponível no site da Organização dos Estados Ibero-americanos (www.oei.org.br). Além de preenchê-lo, o candidato deve enviar ao e-mail caravanaparaelsalvador@gmail.com os seguintes documentos: cópia de passaporte (com validade de no mínimo 90 dias após a viagem), portfólio apresentando a atuação do Ponto de Cultura, entidade ou coletivo ao qual está vinculado, e certificado de existência legal do Ponto de Cultura, entidade ou coletivo.

           Para comprovar a existência legal da entidade, o representante pode enviar certificado de personalidade jurídica, documento de criação ou constituição legal (decretos, regulamentos, atas de reuniões, atos constitutivos, estatutos, inscrições em registros públicos, inscrições em fundações ou registros similares). No caso de coletivos culturais sem comprovante de personalidade jurídica, será admitido o envio de portfólio ou documentação que comprove a existência e a atuação regular da iniciativa.

           Entre os critérios a serem avaliados estão a experiência em atividades culturais comunitárias e articulação de redes culturais em nível nacional e/ou internacional. Diversidade territorial, de âmbito de atuação, raça e gênero também serão levados em conta na seleção dos candidatos.

           O comitê de avaliação será formado por representantes da Unidade Técnica do Programa IberCultura Viva, da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural do MinC e do Escritório da Organização dos Estados Ibero-americanos em Brasília. O resultado final será divulgado em 5 de outubro. A classificação será por ordem de pontuação, obedecendo aos critérios previstos no edital.

           Os recursos são oriundos do orçamento da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. O número de passagens aéreas que serão compradas depende da cotação de preços. Não serão oferecidas diárias nem qualquer forma de auxílio financeiro. Todas as demais despesas de viagem são de responsabilidade do candidato.


O encontro 

           As inscrições para o 2º Congresso Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária devem ser feitas por meio da plataforma digital criada especialmente para o evento:  http://cvcelsalvador.cc. Nela estarão disponíveis informações sobre hospedagem, transportes, logística, etc. Interessados em propor conteúdos para cursos e debates também devem usar a plataforma para isso.

           Com o tema Convivência para o bem comum, o encontro é organizado pela Red Salvadoreña de Cultura Viva Comunitaria, composta por 68 coletivos. Seu principal objetivo é fortalecer os processos de cultura viva comunitária, conscientizando sobre a necessidade de modelos de políticas públicas que multipliquem essas iniciativas na região.

            O evento busca favorecer o intercâmbio de experiências e avançar no cumprimento dos acordos multissetoriais estabelecidos no 1º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, que levou 1.200 pessoas de 17 países a La Paz (Bolívia), em maio de 2013, e no 6º Congresso Ibero-americano de Cultura, realizado em San José (Costa Rica), em abril de 2014.

           Desta vez, os organizadores esperam receber entre 1.000 e 1.500 representantes de redes, coletivos e entidades culturais da América Latina e do Caribe para os cinco dias de espetáculos, reuniões, cursos e debates em San Salvador. As atividades vão se concentrar na Universidade de El Salvador. A abertura, no entanto, será no Teatro Nacional, com a presença do presidente da República, Salvador Sánchez Ceren.

           Durante o encontro será realizada a terceira reunião presencial do Comitê Intergovernamental do programa IberCultura Viva, que terá como pauta principal a criação de mecanismos de participação da sociedade civil no âmbito do programa.


O programa 

           Vinculado à Secretaria Geral Ibero-americana (Segib), o programa IberCultura Viva é uma iniciativa intergovernamental para a criação e o fortalecimento de políticas públicas de cultura viva comunitária. Dele participam 10 países: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, El Salvador, Espanha, México, Paraguai, Peru e Uruguai. O programa conta com o apoio administrativo da Organização dos Estados Ibero-americano (OEI) e o apoio técnico da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. 

 

Link Edital

Link do formulário de preenchimento obrigatório: http://goo.gl/forms/OUYngql4UN