Informe Miradas 2017, dedicado à situação da direção escolar na Ibero-América, será apresentado em Madri
Informe Miradas 2017, dedicado à situação da direção escolar na Ibero-América, será apresentado em Madri

Informe Miradas 2017, dedicado à situação da direção escolar na Ibero-América, será apresentado em Madri

OEI. 02/10/2017
Tamanho do texto+-


Será apresentado na próxima quinta-feira (05/10), na Casa América, em Madri, o "Informe Miradas 2017 sobre a Educação na Ibero-América: Desenvolvimento profissional e liderança de diretores escolares na Ibero-América".

Os Informes Miradas reúnem os principais resultados do plano para o acompanhamento e avaliação do “Projeto Metas 2021: a educação que queremos para a geração dos Bicentenários”, da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI). Além dos informes de seguimento (Miradas 2011, Miradas 2012, Miradas 2014 e Miradas 2016), foram publicados informes temáticos (Miradas 2013 e Miradas 2015).

O Informe Miradas 2017 centra-se no desenvolvimento e liderança de diretores escolares. A publicação analisa a situação atual da direção escolar nos países ibero-americanos, suas políticas públicas, funções, competências, desenvolvimento profissional e sistemas de avaliação do desempenho.

A elaboração deste informe é resultado de uma parceria do Instituto de Avaliação (IESME) da OEI com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Brasil, o Instituto Nacional de Avaliação Educativa (INEE) da Espanha e o Instituto Nacional para a Avaliação da Educação (INEE) do México.

A abertura do evento contará com a presença dPaulo Speller, secretário-geral da OEI, e Marcial Marín, secretário de Estado de Educação, Formação Profissional e Universidades do Ministério de Educação, Cultura e Esporte da Espanha. Também está prevista a participação de Alessandro Borges Tatagiba, pesquisador-tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais do INEP; Carmen Tovar, diretora do INEE da Espanha; Héctor Virgilio Robles, diretor-geral para a Integração e Análise de Informação do INEE do México; e Tamara Díaz, secretaria técnica do IESME. A moderação do debate ficará a cargo de Consuelo Vélaz de Medrano, catedrática da Facultade de Educação da UNED


Para acompanhar o evento via streaming clique aqui.