Lançamento de documento conceitual sobre Educação de Jovens e Adultos

Lançamento de documento conceitual sobre Educação de Jovens e Adultos

OEI. 06/10/2015
Tamanho do texto+-

Lançamento de documento conceitual sobre Educação de Jovens e Adultos

A Diretora da OEI no Brasil, Adriana Weska, participou do lançamento de compilado de aportes conceituais voltado para educadores e gestores da educação de jovens e adultos (EJA). O evento ocorreu durante a 37ª. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), realizado na Universidade Federal de Santa Catarina, no dia 5 de outubro.

Estiveram também presentes no lançamento a diretora da OEI no Paraguai, Marien Peggy Martinez Stark; o coordenador técnico do PIA/OEI, Luis Scasso; o Diretor de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos SECADI/MEC, Mauro José da Silva; o Vice-Reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA, Nielsen de Paula Pires, e o Prof. Luis Eduardo Alvarado Prada, representando a Cátedra de EJA OEI/MEC/UNILA; o Oficial de Projetos da Área de Educação da UNESCO, Carlos Spezia; entre outras autoridades.

A publicação “Contribuições Conceituais da educação de jovens e adultos” marca a tradução para o português dessa importante obra gerada pela parceria entre a OEI, o Instituto da Unesco de Aprendizagem ao Longo da Vida - UIL e os países ibero-americanos participantes do PIA. O documento permitirá aprofundar e disseminar conhecimentos sobre a prática da educação de jovens e adultos na Ibero-América e contribuir para a reflexão sobre a temática no âmbito acadêmico, bem como cooperar com as políticas, programas e práticas pedagógicas nos países latino-americanos.

A publicação concretiza uma demanda surgida na Reunião Regional preparatória à CONFINTEA VI, acontecida no México em setembro de 2011. Foi coordenado por 5 especialistas - Raul Valdez, Dania Pilz, José Rivero, Maria Margarida Machado e Gabriela Walder e contou com o trabalho de 24 gestores da ibero - America. 63 termos técnicos estão divididos em 9 seções que agrupam aqueles relacionados entre si.

Espero que apreciem o trabalho e que este lhes seja útil.