Lançamento do PRONATEC 2016 conta com presença da diretora da OEI

Lançamento do PRONATEC 2016 conta com presença da diretora da OEI

OEI. 10/03/2016
Tamanho do texto+-

A Diretora da OEI no Brasil, Adriana Weska, participou na manhã do dia 09 de março do lançamento da edição de 2016 do PRONATEC, programa voltado para a capacitação profissional técnica de jovens e adultos.

O lançamento foi feito pela Presidenta Dilma e pelo Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na presença de parlamentares, Ministros de Estado, autoridades do Sistema “S”, Reitores, Dirigentes do Ministério da Educação, e estudantes do Programa. Contou ainda com a participação especial de 2 alunos vencedores de medalhas de ouro na competição “WorldSkills 2015”, ex-alunos do PRONATEC nas áreas de instalações elétricas prediais e de joalheria. Dos 31 alunos brasileiros vencedores de medalhas de ouro na competição “WorldSkills 2015”, 28 fizeram curso do PRONATEC.

Desde sua criação em 2011, o PRONATEC teve 9 milhões de matrículas em 4.300 municípios e as principais novidades da edição de 2016 foram anunciadas pelo Ministro Mercadante: o PRONATEC /EJA, destinada à formação técnica de jovens e adultos, com possibilidade de aumento de escolaridade e de reconhecimento de saberes prévios; e a oferta de cursos a distância que utilizarão a plataforma MECFlix para a transmissão de aulas, orientação dos professores e diálogo entre os alunos. Segundo o Ministro Mercadante, “O PRONATEC é o principal instrumento de educação profissional no país”. Destacou também o desejo de ver aumentado o percentual de jovens no ensino médio que optam por cursos técnicos, hoje em 8,4%, índice considerado baixo se comparado com o de países da OCDE, de 49,9%. Para tanto, mudanças na matriz do ensino médio serão feitas, com o Conselho Nacional de Educação (CNE).

A Presidenta Dilma destacou que as mudanças no itinerário formativo introduzidas em 2016 foram cruciais para criar nova motivação nos estudantes, podendo as disciplinas dos cursos técnicos (nível médio) serem aproveitadas em cursos de tecnólogos, que são de nível superior.

A meta de ampliar para 2 milhões o número de matrículas no PRONATEC foi também anunciada para 2016. Anunciou também que o Sistema S ajudará o Governo na implantação de novos cursos, de interesse comum, e assinou Decreto neste sentido na ocasião.