OEI apresenta “balcões únicos” na 1ª Conferência Nacional de Migração – COMIGRAR
OEI apresenta “balcões únicos” na 1ª Conferência Nacional de Migração – COMIGRAR

OEI apresenta “balcões únicos” na 1ª Conferência Nacional de Migração – COMIGRAR

OEI. 02/06/2014
Tamanho do texto+-

A convite da Organização Internacional de Migrações (OIM) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), a OEI participou como palestrante na Oficina Temática “Retorno Voluntário Assistido e a Reintegração”, no âmbito da 1ª. Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio – COMIGRAR.
A COMIGRAR aconteceu em São Paulo-SP, nos dias 30 e 31 de maio e 01 de junho de 2014 e contou com a participação de cerca de 800 pessoas que integraram grupos de trabalho, assistiram a oficinas temáticas voltadas para o intercâmbio de ideias, informações e experiências e visitaram a Feira Nacional de Práticas de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Experiências de Políticas Migratórias e de Refúgio.
O Projeto Balcões Únicos, segunda fase da cooperação da Organização com a Comissão Europeia, busca gerar um sistema de retorno assistido e voluntário da Europa de latino-americanos de oito países – Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai e Uruguai. Está voltado para os migrantes em situação de alta vulnerabilidade que não querem e não têm condições de permanecer nos países de acolhida na Europa e que desejam regressar voluntariamente.   Promove o apoio à reintegração no pais de origem, colocando à disposição do retornado uma rede de apoio que vai desde a assistência psicológica e acesso a programas sociais, até oportunidades de formação profissional e inserção laboral por meio de parceria da OEI com o Ministério do Desenvolvimento Social, o Ministério do Trabalho e Emprego, o Sistema S e organizações sociais