OEI Brasil promove evento sobre o Programa de Retorno Sustentável
OEI Brasil promove evento sobre o Programa de Retorno Sustentável

OEI Brasil promove evento sobre o Programa de Retorno Sustentável

OEI. 02/03/2016
Tamanho do texto+-

Foi realizado nos dias 29 de fevereiro e 1° de março, no Hotel Tryp Higienópolis, em São Paulo, o Encontro Anual do “Programa de Retorno Sustentável de Imigrantes Latino-Americanos”. O evento teve por objetivo avaliar as ações realizadas no âmbito do Programa e projetar novas ações, levando em conta os desafios existentes.

A mesa de abertura do Encontro Anual teve a presença dos Diretores da OEI no Brasil, Adriana Weska, e no Uruguai, Ignacio Hernáiz, da Coordenadora do Programa na Secretaria Geral da OEI, Glória Arredondo e da Representante do Ministério de Emprego e Assistência Social da Espanha, Lucía Cobo Quintas. A Diretora da OEI Brasil mencionou a importância dessa iniciativa no âmbito dos direitos dos cidadãos que desejam voltar para seus países de origem, por meio do apoio para uma reinserção social, educacional de forma digna e cidadã.

O Programa tem articulado uma rede de serviços nacionais de diferentes naturezas que ajudam na reintegração de pessoas e de famílias retornadas com o desenho de um itinerário que dá respostas às necessidades das pessoas retornadas. Durante o evento, houve a explanação do representante do Ministério das Relações Exteriores, Luís Fernando Cardoso de Almeida; da representante da Assessoria Internacional do Ministério da Educação, Maria Auriana Diniz; do Magnífico Reitor do Instituto Federal do Sul de Minas, Marcelo Bregagnoli; e da representante da Coordenadoria de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento do Social do Município de São Paulo, Maria Rita Gomes de Freitas. Participaram também do encontro representantes de ONGs espanholas, italianas e portuguesas, parceiras européias da iniciativa.

O encontro contou com o depoimento da retornada Vitória Falasca, que recebeu o apoio e a ajuda financeira do Projeto quando do seu retorno da Espanha para o Brasil após uma experiência de dez anos na Europa.

O Programa de Retorno Sustentável

O objetivo final do Programa é acolher e acompanhar retornos exitosos e sustentáveis a seus países de origem. Tendo em vista a complexidade de trâmites e o desconhecimento dos serviços que podem acessar nos países de origem, a OEI conta com parceiros estratégicos para proporcionar aos cidadãos brasileiros um retorno sustentável: o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério da Educação, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o SEBRAE, entre outras instituições.

O esforço conjunto desses atores tem possibilitado aos cidadãos retornados o acesso a programas sociais inclusivos, tais como: Inclusão Produtiva, Bolsa Família, PRONATEC, encaminhamento a emprego, contato com CRAS, entre outros.
Atualmente o projeto conta com a participação de 8 países de América Latina (Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai), em coordenação com 3 países europeus participantes do Programa (Espanha, Itália e Portugal).

Mais informações sobre o Programa podem ser encontradas AQUI.