OEI e Fundación ONCE celebram convênio sobre educação em acessibilidade e deficiência
OEI e Fundación ONCE celebram convênio sobre educação em acessibilidade e deficiência
Paulo Speller, Secretário-Geral da OEI, e Alberto Durán, Vice-Presidente Executivo da Fundación ONCE

OEI e Fundación ONCE celebram convênio sobre educação em acessibilidade e deficiência

OEI. 04/11/2016
Tamanho do texto+-

A Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura(OEI) e a Fundación ONCE assinaram um acordo de colaboração para melhorar a sensibilização e a formação dos profissionais da educação em acessibilidade e deficiência.


O acordo foi assinado por Paulo Speller, Secretário-Geral da OEI, e Alberto Durán, Vice-Presidente Executivo da Fundación ONCE, com o objetivo de acertar a colaboração entre as duas instituições para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência nos campos da educação, da ciência, da cultura e do desenvolvimento social nos países membros da comunidade latino-americana.


A partir desta perspectiva, a OEI e a Fundación ONCE irão colaborar na organização e desenvolvimento de conferências, seminários, workshops e outras atividades destinadas a sensibilizar e formar profissionais da educação sobre acessibilidade a deficiência e promover, assim, a educação inclusiva de acordo com os termos da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.


Ratificando essa colaboração aOEI na concepção, organização e divulgação do Congresso Internacional sobre Universidade e Deficiência que a Fundación ONCE, juntamente com o CERMI, a CRUE e outras instituições, organizam a cada dois anos em Madrid.


A OEI se comprometeu em trabalhar na agenda do congresso, que realizará sua terceira edição nos dias 10 e 11 de Novembro de 2016, e fará divulgação do evento através das suas redes e escritórios na América Latina.


Da mesma forma, em virtude desse convênio, as escolas poderão contar com assessoria e aconselhamento na concepção e desenvolvimento de planos de acessibilidade universal.


 Na mesma linha, a OEI e a Fundación ONCE trabalharão em conjunto no desenvolvimento e disseminação de protocolos, materiais e guias de ensino e formação de professores, de acordo com as necessidades detectadas.


Além disso, colaborarão  em programas e atividades que promovam o acesso e a participação das pessoas com deficiência em programas de mobilidade transnacional.