OEI e IEIC assinam convênio de colaboração para a cooperação entre as duas instituições em matéria cultural
OEI e IEIC assinam convênio de colaboração para a cooperação entre as duas instituições em matéria cultural

OEI e IEIC assinam convênio de colaboração para a cooperação entre as duas instituições em matéria cultural

OEI. 01/02/2018
Tamanho do texto+-

No dia 18 de janeiro de 2018, foi assinado o convênio entre a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e o Instituto Europeu de Itinerários Culturais (IEIC, Luxemburgo). 

O ato de assinatura foi celebrado na Secretaria Geral da OEI, em Madri, e foi subscrito por Stefano Dominioni, diretor do Instituto Europeu de Itinerários Culturais (IEIC, Luxemburgo), também secretário executivo do Acordo Parcial estendido do programa das Rotas Culturais do Conselho da Europa (EPA), em nome do Instituto Europeu de Itinerários Culturais (IEIC), e Paulo Speller, secretário-geral da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura.

O acordo assinado se destina à cooperação entre as duas instituições para promover a extensão das rotas culturais certificadas pelo Conselho de Europa aos Estados Ibero-americanos e o estabelecimento de novas rotas; o mapeamento das rotas culturais nos Estados Ibero-americanos, a participação em eventos e em outros projetos de cooperação cultural neste assunto.

Estiveram presentes Eladio Fernández-Galiano, chefe do Departamento de Cultura, Natureza e Herança, Direção Geral de Democracia, Conselho da Europa; Carlos Abicalil, diretor geral de Educação, Ciência e Cultura da OEI, e Mónica García, secretária técnica de programas culturais da OEI.

O Instituto Europeu de Itinerários Culturais (IEIC) é uma instituição de caráter técnico fundada em 1998 pelo Conselho da Europa e o Grão-Ducado do Luxemburgo. O IEIC controla o ciclo anual de avaliação e certificação das “Rotas Culturais do Conselho da Europa”, proporciona aconselhamento e experiência às rotas e itinerários culturais, apoia o desenvolvimento de novos projetos de rotas culturais para preparar sua certificação, coordena uma Rede Universitária de Rotas Culturais e Pesquisas e organiza atividades de capacitação e visibilidade para responsáveis das rotas culturais.