OEI, Fundação SM e UNASUL firmam termos de compromisso no campo da educação em valores e em direitos humanos
OEI, Fundação SM e UNASUL firmam termos de compromisso no campo da educação em valores e em direitos humanos

OEI, Fundação SM e UNASUL firmam termos de compromisso no campo da educação em valores e em direitos humanos

OEI. 11/05/2015
Tamanho do texto+-

OEI, Fundação SM e UNASUL firmam termos de compromisso no campo da educação em valores e em direitos humanos

O secretário-geral da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), Paulo Speller e o presidente da Fundação SM, Leoncio Fernandez assinam nesta segunda-feira (11) um acordo de Cooperação Técnica Internacional para fortalecer a educação em valores e em direitos humanos na região ibero-americana, tendo o secretário-geral da UNASUL, Ernesto Samper, como testemunha de honra. Esta cooperação será coordenada pelo Instituto de Educação em Direitos Humanos da OEI, com sede na Colômbia.
O evento realizado na sede OEI, em Brasília, contou com presença das Embaixadoras da Colômbia, da Venezuela e de El Salvador, além de representantes da secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, do Itamaraty e do MEC.
Durante a cerimônia, Paulo Speller lançou o Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos “Óscar Arnulfo Romero” e explicou que a finalidade do prêmio é reconhecer o trabalho de instituições de ensino de sensibilização e conhecimento dos Direitos Humanos meio de suas ações e programas. “Está é uma maneira de fomentar os programas para a convivência na escola, na sociedade; voltados para a paz, a liberdade de pensamento, de consciência, de religião, de opinião, de expressão; voltados para o bem-estar social e cultural e para a erradicação a discriminação de gênero, a minorias, a pessoas com deficiência e a programas”, elucidou o secretário-geral OEI.

Além do Prêmio, o convênio prevê a realização de um seminário no segundo semestre do 2015, a ser realizado no Peru; e a colaboração com a Catedral da Paz do governo da Colômbia para o desenvolvimento de educação e cultura em áreas menos favorecidas.
O secretário Paulo Speller enfatizou a importância desta união de esforços como estratégia do Instituto de Educação em Direitos Humanos da OEI. “Agradeço esta parceria, que é estratégica para para a divulgação e consolidação dos direitos humanos, por meio de programas e projetos de educação em valores”, destacou.


Durante discurso, o presidente da Fundação SM, Leôncio Fernandez ressaltou o trabalho que OEI desenvolve há anos nessa temática. “O convênio tem muito a contribuir com a OEI, já que trabalham interligados há 8 anos. A OEI representa um projeto político único, que possibilita reunir diversas regiões do mundo em prol do desenvolvimento da educação. Acredito que a parceria vai fortalecer ainda mais a união entre as nações por meio dos trabalhos que serão desenvolvidos a partir deste momento”,

UNASUR e a OEI assinaram, na mesma ocasião, uma Carta de Execução do memorando de entendimento firmado em dezembro de 2014, no Equador, com o objetivo de promover atividades conjuntas nos temas de educação e direitos humanos.
A Carta firmada prevê, o apoio da OEI à UNASUL para a realização do “Café UNASUL” , ação de diálogo sobre direitos humanos com jovens, nas cidades de Buenos Aires, de Lima, de Santiago de Chile e de Bogotá.
Prevê também a participação da OEI, por meio de uma comissão técnica, no Seminário de Direitos Humanos como eixo transversal em temas prioritários da UNASUL, a realizar-se em Quito, Equador, em junho de 2015, assim como a promoção de um seminário sobre “Avaliação do estado e da vigência dos Direitos Humanos na América do Sul”