OEI inaugura em Lisboa seu 18º escritório

OEI inaugura em Lisboa seu 18º escritório

OEI. 04/01/2018
Tamanho do texto+-

A Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) inaugura em Lisboa nesta sexta-feira, 5 de janeiro, seu 18º escritório. A cerimônia de abertura será no Teatro Thalia de Lisboa e terá transmissão via streaming a partir das 15h (horário de Brasília). Estarão presentes os ministros de Educação de Portugal,Tiago Brandão Rodrigues, e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, além do secretário-geral da OEI, Paulo Speller, e da diretora da OEI Portugal, Ana Paula Laborinho.

“A abertura do escritório em Lisboa é muito importante para a organização”, afirmou o secretário-geral. “Portugal é membro pleno da OEI, e um país cada mais ativo na relação com a América Latina, com a Espanha e com os outros países lusófonos, na África e na Ásia, além do Brasil. Esperamos que Portugal se integre ainda mais aos programas e projetos que já desenvolvemos (de formação de professores e de diretores, de mobilidade, entre outros), como também contribua com sua iniciativa em relação a outras atividades.” 



Ana Paula Laborinho, por sua vez, lembrou que Portugal tem um posicionamento único: pertence ao Espaço Ibero-americano, à União Europeia e à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). "Essa triangulação com a África, a Europa e a América Latina é uma vantagem e um desafio. Por um lado, o trabalho será muito relevante pela aproximação dos países da CPLP com o Espaço Ibero-americano e, por outro, pelos projetos concretos e as experiências exitosas que encontramos na América Latina nos campos da educação, da ciência e da cultura", ressaltou a diretora.

O acordo para estabelecer um escritório em Lisboa foi firmado entre a OEI e o governo português em outubro de 2016.




Leia também: 

"Gabinete da OEI em Lisboa quer ser ponte do triângulo Europa-África-América": http://bit.ly/2CFkxWV