OEI na posse do novo Ministro da Cultura, Juca Ferreira
OEI na posse do novo Ministro da Cultura, Juca Ferreira

OEI na posse do novo Ministro da Cultura, Juca Ferreira

OEI. 13/01/2015
Tamanho do texto+-

Tomou posse no Teatro Funarte hoje, 12 de janeiro de 2015, o Ministro da Cultura Juca Ferreira, na presença de representantes da comunidade internacional – entre elas a diretora da OEI no Brasil, Ivana de Siqueira – da comunidade artística e de autoridades do Governo Federal, como os Ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia), Miguel Rossetto (Secretaria-Geral), Carlos Gabas (Previdência Social), Arthur Chioro (Saúde), Ideli Salvatti (Direitos Humanos), Tereza Campello (Desenvolvimento Social), Vinícius Lage (Turismo), Nilma Lino Gomes (Igualdade Racial) e Eleonora Meniccuci (Mulheres).

Em seu discurso de posse, o Ministro manifestou o desejo de fortalecer as relações culturais com países da América Latina como parte da diplomacia cultural, que ampliará o recebimento, no Brasil, da produção cultural de outros povos, além de dar maior divulgação à “cultura popular, mestiça e plural” brasileira. Comprometeu-se também com dinamizar o mercado interno e com a democratização de toadas as artes.

Ao mencionar o lema do segundo mandato da Presidenta Dilma Rousseff, “Brasil Pátria Educadora”, destacou a contribuição da cultura às práticas educativas inovadoras e abrangentes e sua importância para a formação cidadã das crianças e jovens de todo o país, mencionando a arte como caminho para alcançar a transcendência humana. Finalizou afirmando ser a cultura elemento central da cidadania democrática e reafirmando o diálogo como pressuposto de sua gestão.