OEI Participa da Entrega dos Prêmios do Concurso Descobrindo a Amazônia

OEI Participa da Entrega dos Prêmios do Concurso Descobrindo a Amazônia

OEI. 08/12/2015
Tamanho do texto+-

O Ministério das Relações Exteriores realizou, no dia 07 de dezembro, no Palácio Itamaraty, a cerimônia de premiação do Concurso Descobrindo a Amazônia, promovida em parceria com a  OEI, a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e a Agência Nacional das Águas (ANA/MMA). Foram também parceiros da iniciativa a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Ministério da Educação (MEC), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCTI) e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA).

A cerimônia de premiação contou com a presença do Diretor Geral de Programa Educacionais e Culturais da OEI, Carlos Abicalil, que compôs a mesa de autoridades junto com o Embaixador Sérgio Danese, Secretário-Geral do Ministério das Relações Exteriores; Luiz Cláudio Costa, Secretário-Executivo do Ministério da Educação; a Embaixadora María Jacqueline Mendoza, Secretária-Geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica; Vicente Andreu, Diretor-Presidente da Agência Nacional de Águas e Luiz Renato França, Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas as Amazônia.

 

 

 O Diretor de Programas da OEI destacou a importância do uso das novas tecnologias como ferramentas de aprendizagem permanente, estimulada pelo concurso. Mencionou também a intenção de que o concurso, desenvolvido no Brasil como etapa piloto, alcance dimensão transfronteiriça, e que possa ser ofertado em outros países do bioma amazônico e da região ibero-americana. “A ação internacional reforçará o compromisso dos países e de seus cidadãos com a sustentabilidade do planeta. Concluiu sua fala recordando a frase dos Titãs: “a gente quer comida, diversão e arte”. 

O Secretário Executivo do MEC ressaltou a importância da promoção de ações de educação em desenvolvimento sustentável. O Concurso tem o papel de desenvolver um posicionamento ético nos alunos, de consciência do seu relacionamento com a natureza, transbordando a questão ambiental para a da cidadania.

A Secretária-Geral da OTCA destacou que o evento é de transcendência ímpar e soma esforços aos da OTCA de diálogo com diferentes segmentos da sociedade – neste caso, os jovens. Mencionou ainda que iniciativas como a do concurso geram efeito multiplicador na divulgação da Amazônia e do seu desenvolvimento sustentável.

O presidente da ANA mencionou nova parceria firmada pela agência que caminha no mesmo sentido do Concurso Descobrindo a Amazônia, na qual 85 mil docentes de escolas da rede pública municipal de São Paulo, distribuídos em 3 mil escolas, vão receber formação na temática específica da água.

O Diretor do INPA parabenizou os organizados pela pertinência  do tema, uma vez que a água e um tema global. Destacou também a qualidade do material didático desenvolvido para professores e estudantes.  

 O Concurso Descobrindo a Amazônia premiou vídeos sobre o tema “Água: conexão entre povos e cooperação regional para o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, produzidos por jovens entre 12 e 14 anos de idade cursando os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º anos) em escolas públicas estaduais ou municipais. 

Participaram do Concurso escolas das seguintes cidades: 

- 7 Capitais da Amazônia Legal: Manaus, Rio Branco, Belém, Porto Velho, Boa Vista, Palmas, Cuiabá.

- 4 Capitais das Maiores Redes de Ensino: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre.

- 2 Cidades de Fronteira da Amazônia Legal: Santa Rosa do Purus (Acre), Tabatinga (Amazonas) 

Duas categorias foram premiadas: 1. Premiação geral: o (a) autor(a) de cada vídeo vencedor está participando de viagem-prêmio, do dia 6 ao dia 12 de dezembro, a Manaus/AM e a Brasília/DF, acompanhado(a) do(a) professor(a), recebeu um troféu e um certificado; e 2. Premiação especial: foi dado ao “vídeo mais curtido” no Youtube, que também ganhou a viagem-prêmio e recebeu medalha da OTCA. 

Confira a lista dos alunos premiados AQUI!