OEI participa de evento de educação e tecnologia em SP
OEI participa de evento de educação e tecnologia em SP

OEI participa de evento de educação e tecnologia em SP

OEI. 07/05/2018
Tamanho do texto+-

A Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) no Brasil é a mais nova integrante da Rede Brasileira de Aprendizagem Solidária. Na próxima quinta-feira, 10, a OEI acompanha, em São Paulo, uma roda de conversa de jovens promovida pela Rede. Os estudantes apresentarão atividades que levam para o bairro onde moram, com os conhecimentos adquiridos em sala de aula. A iniciativa será apresentada, em São Paulo, dentro do Congresso Bett Educar 2018.

A Rede Brasileira de Aprendizagem Solidária foi criada este ano e visa uma proposta pedagógica de aprendizagem, desenvolvida por meio de atividades solidárias de crianças e jovens à comunidade a qual pertencem. Na prática, levam para onde moram os aprendizados adquiridos na escola.

O bate-papo que contará com a presença da OEI será entre quatro jovens de ensino médio e quatro especialistas durante o workshop “Currículo em Ação: experiências de aprendizagem solidária”. A OEI participa da atividade como debatedora.

Uma das experiências a ser apresentada pelos estudantes é a criação de um aplicativo de coleta de lixo que propõe encontrar solução para o acúmulo de resíduos da comunidade depositado na região em volta da escola. Os estudantes serão instigados pelos debatedores a falar sobre a viabilidade de replicação das práticas apresentadas por eles em outras escolas.

O conceito de aprendizagem solidária surgiu na Argentina, no início dos anos 2000. À época, a sociedade do país buscava uma solução para as questões decorrentes da crise econômica e social do momento.

Este ano, a OEI Brasil também se juntou a rede ibero-americana, da qual faz parte o escritório da Organização na Argentina e no Uruguai. O país é o 19º Estado a compartilhar com o grupo o interesse em promover o serviço de aprendizagem como proposta pedagógica de protagonismo cidadão e social de crianças, adolescentes e jovens como ferramenta para a transformação da realidade.

Atualmente a rede ibero-americana é composta por 74 organismos governamentais, organizações da sociedade civil, universidades e instituições regionais da América Latina e Caribe, além dos Estados Unidos e da Espanha.

Bett Educar 2018 - Em sua 24ª edição, o Congresso Bett Educar começa amanhã e vai até o dia 11 de maio, no São Paulo Expo. Trata-se de um dos principais eventos de educação e tecnologia da América Latina. O encontro reúne gestores e professores da área de educação, além de empresas nacionais e internacionais ligadas ao setor.

Os participantes buscam discutir o futuro da educação e o papel que a tecnologia e a inovação desempenham na formação de todos os educadores e estudantes. Na manhã de quinta-feira, 10, a OEI é responsável por organizar uma mesa do Bett Educar para tratar de ferramentas online para que gestores, educadores e jornalistas conheçam e saibam usar melhor os dados escolares disponíveis em plataformas educacionais.

Representando o governo federal participam da mesa organizada pela OEI, a Controladoria-Geral da União e o Ministério da Educação. Da sociedade civil, fazem parte o Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) e um representante do portal Qedu.

Confira mais uma participação da OEI no Congresso em SP