OEI promove Diálogos sobre Educação Inclusiva como Prevenção do Fracasso Escolar
OEI promove Diálogos sobre Educação Inclusiva como Prevenção do Fracasso Escolar

OEI promove Diálogos sobre Educação Inclusiva como Prevenção do Fracasso Escolar

OEI. 31/03/2015
Tamanho do texto+-

No dia 31 de março ultimo, realizou-se em São Paulo o evento “Diálogos sobre a educação Inclusiva como Prevenção do Fracasso Escolar”, promovido pela OEI em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e com apoio da Fundação Mapfre.A Professora Terezinha Rios, doutora em filosofia, ministrou a palestra:"Diálogos sobre Educação Inclusiva como Prevenção do Fracasso Escolar", com a moderação do professor doutor Fernando José de Almeida, e abordou o tema da educação inclusiva sob a perspectiva da ética e da justiça. Participaram do debate cerca de 100 educadores da cidade de São Paulo. O evento contou com a presença do Secretário-Geral da OEI, Paulo Speller, do Secretário de Educaçãodo município de São Paulo, Gabriel Chalita, do Presidente da Mapfre Brasil, Wilson Toneto e da Diretora de Políticas de Educação Especial do Ministério de Educação, Martinha Clarete.

Na ocasião foi assinado um convênio de Cooperação entre a OEI ea Fundação Mapfre que tem por objetivo contribuir para melhoria do desempenho escolar de alunos em situação de vulnerabilidade: alunos indígenas, afrodescendentes, alunos com deficiência, em situação de pobreza ou alunos de zonas rurais. Possibilitará, ainda, o desenvolvimento do Projeto Ibero-americano de inclusão educativa como prevenção do fracasso escolar em quatro países: Brasil, Chile, Colômbia e México. A Diretora de Políticas de educação Especial do MEC, Martinha Clarete ressaltou na ocasião a importância da parceria com a OEI para o desenvolvimento de atividades na área de educação inclusiva.

Foi também assinado o projeto de cooperação técnica entre a OEI,a Secretaria de Educação do Município de São Paulo e Agencia Brasileira de Cooperação, que abrangerá ações em toda a educação básica e em todas as regiões da cidade de São Paulo. Visa colaborar para que São Paulo possa melhorar e ampliar a oferta da educação básica de modo a elevar o índice de desenvolvimento da educação básica -IDEB, bem como modernizar e atualizar os processos e instrumentos de gestão das escolas e formular e implantar programas de valorização da carreira docente. O Secretário Chalita agradeceu a OEI por essa importante parceria e enfatizou a relevância desse projeto para contribuir com os esforços do município em oferecer uma educação para todos com equidade, relevância e qualidade. O Secretario-Geral da OEI, D.Paulo Speller, enfatizou que a OEI é uma Organização que cada vez mais vem se consolidando nos países da região e contribuindo com os governos para melhorar suas políticas e programas no campo da Educação, Ciência e Cultura. Expressou ainda a satisfação de poder colaborar com uma cidade como São Paulo por sua representatividade no país e no continente.