OEI recebe o diretor executivo do movimento sobre o “Entendimento Global” (IYGU)
OEI recebe o diretor executivo do movimento sobre o “Entendimento Global” (IYGU)

OEI recebe o diretor executivo do movimento sobre o “Entendimento Global” (IYGU)

OEI. 06/08/2014
Tamanho do texto+-

No dia 05 de agosto de 2014 a diretora da OEI no Brasil, Ivana de Siqueira, recebeu o diretor executivo do movimento em prol da aprovação, no âmbito das Nações Unidas, do Ano de 2016 como “Ano Internacional do Entendimento Global” (IYGU), Benno Werlern, que entrevistou-se com vistas a reafirmar o apoio da sede brasileira da Organização à iniciativa.

O movimento dá ênfase na necessidade de se ampliar a compreensão sobre os processos nos sistemas terrestres (mudanças climáticas, perda de biodiversidade/ecossistemas, frequência de eventos extremos, desertificação e degradação dos solos, destruição das florestas, entre outros) e os contextos socioculturais das ações humanas.

O movimento em prol da aprovação do IYGU congrega mais de 120 parceiros não governamentais – além do apoio de vários países - e é liderado pela “União Geográfica Internacional” (IGU).

As atividades planejadas para o IYGU serão de escopo internacional, nacional e regional e o programa está focado em três interfaces: local/global, social/natural, cotidiano/ciência. As ações serão de pesquisa, educação e informação/comunicação:
pesquisa para compreender os impactos globais das atividades locais quotidianas (ciências naturais, ciências sociais e humanidades); ações educativas (uso da informação em sala de aulas) e informação (partilha de conhecimentos através de publicações, jogos de computador e programas de TV).