Paulo Speller se encontra com o Diretor da Agência Brasileira de Cooperação
Paulo Speller se encontra com o Diretor da Agência Brasileira de Cooperação

Paulo Speller se encontra com o Diretor da Agência Brasileira de Cooperação

OEI. 16/06/2016
Tamanho do texto+-

Brasília, 16 de junho de 2016. O Secretário-Geral da OEI, Paulo Speller, reuniu-se hoje com o Diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE), Embaixador João Almino. O encontro contou com a presença da Diretora da OEI Brasil, Adriana Weska, do Coordenador Geral de Cooperação Técnica Multilateral, Márcio Lopes Corrêa, da Coordenadora Geral de Mobilização de Parcerias Institucionais / Trilateral com Organismos, Cecília Malaguti do Prado, do Gerente de Cooperação Multilateral, Pedro Meireles e do Analista de Cooperação, José Cláudio Klein.

Paulo Speller destacou a importância da ABC no contexto internacional de cooperação e agradeceu o apoio dado à OEI nas iniciativas de cooperação técnica para o desenvolvimento empreendidas no Brasil. Falou ainda da forte interação da OEI com a SEGIB, reforçada pela criação do Comitê de Direção Estratégica dos Organismos Ibero-americanos (CoDEI), com a competência de articular os cinco organismos ibero-americanos: OEI, SEGIB, OIJ, OISS e COMIJB.

O Secretário-Geral mencionou ainda a articulação com a SEGIB no espaço cultural e de conhecimento, que inclui ações de mobilidade estudantil por meio de parceria com associações de universidades, com financiamento do Santander e de alguns governos. No Brasil, são parceiros do projeto a Andifes e a Abruem. Uma das iniciativas de mobilidade é o Programa Paulo Freire, voltado para a formação de professores. Foi aprovado pelos ministros de Educação na Cúpula de Vera Cruz (2014), onde houve compromisso dos governos do Brasil, do México e da Espanha em aportar orçamento em apoio aos países com maior dificuldade de financiamento.

Speller mencionou também a excelente relação da OEI com os governos da Espanha e dos países da América Latina e Caribe. Ressaltou ainda que, diplomacia brasileira é muito reconhecida no âmbito internacional, fato que tem constatado em suas visitas aos países membros da OEI.

O Embaixador João Almino agradeceu a visita e se colocou à disposição para apoiar as ações da OEI no Brasil. Mencionou que a ABC está elaborando uma cartilha para orientar a cooperação trilateral, visando a possibilidade de compartilhamento de iniciativas entre as diferentes instituições de cooperação. Mencionou ainda sua participação na reunião de chefes de cooperação dos países ibero-americanos, a se realizar nos dias 27 a 29 de julho, em Madri.