Prêmio Ibero-americano de Novela Gráfica tem inscrições abertas até 31 de agosto
Prêmio Ibero-americano de Novela Gráfica tem inscrições abertas até 31 de agosto

Prêmio Ibero-americano de Novela Gráfica tem inscrições abertas até 31 de agosto

OEI. 20/06/2017
Tamanho do texto+-

A União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI) está lançando o I Prêmio Literário de Novela Gráfica "Cidades Ibero-americanas". A iniciativa, que conta com o apoio da OEI, da OIJ e da SEGIB, tem como objetivo fomentar as expressões culturais que giram em torno das dinâmicas da cidade, da forma como os cidadãos vivem e sonham a cidade, como se projetam nela, como a percebem. E, sobretudo, quer reunir e compartilhar, a partir da novela gráfica como manifestação artística concreta, como seus criadores e criadoras traduzem, em gestos cotidianos ou imaginativos, os desafios da nova Agenda Urbana e da Agenda 2030.

O prêmio surge da vontade de criar espaços que promovam os princípios da Carta Cultural Ibero-americano, aprovada na XVI Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo de Montevidéu em 2006, e da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, adotada pela UNESCO em 2005.

Além disso, trata de projetar a importância dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), acordados em setembro de 2015 pelos Estados membros das Nações Unidas. Essa agenda inclui metas direta ou indiretamente relacionadas com o papel das cidades no desenvolvimento sustentável e o objetivo específico de fazê-las inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis (ODS 11).

Poderão participar autoras e autores de qualquer nacionalidade, maiores de 18 anos, desde que as obras estejam escritas em língua espanhola ou portuguesa, sejam inéditas (não publicadas como livro, livro eletrônico, na internet ou revistas) e não tenham sido premiadas nem concorrido em nenhum outro concurso. Também poderão ser apresentadas obras em coautoria ou trabalhos coletivos.

As obras apresentadas deverão estar ambientadas nas dinâmicas urbanas, podendo ser em branco e preto ou coloridas, com um mínimo de 48 páginas e um máximo de 128. Os arquivos poderão ser enviados até 31 de agosto de 2017. 

Para mais informações, acesse o link: http://ciudadesiberoamericanas.org/wp-content/uploads/2017/06/Bases.pdf