Prêmio Professores do Brasil abre inscrições da edição 2018

Prêmio Professores do Brasil abre inscrições da edição 2018

OEI. 26/04/2018
Tamanho do texto+-


Os professores de escolas públicas da educação básica que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizados desenvolvidos em salas de aula têm oportunidade de mostrar ao mundo suas práticas pedagógicas. O Ministério da Educação (MEC) iniciou hoje, 26, o período de inscrições para a 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil.

Em 2018, os professores são convidados a enviar um relato do trabalho desenvolvido com seus alunos. A iniciativa do MEC alinha-se com as ações programáticas da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) de valorização do professor, da prática pedagógica inovadoras e de incentivo à carreira docente.

“Os avanços do prêmio e a diversidade de categorias são reflexos da qualidade das práticas pedagógicas inscritas ao longo dos anos. O prêmio é uma ação afirmativa que promove boas práticas nas salas de aula do Brasil e contribui para consolidar a cidadania no país”, destaca o diretor da OEI no Brasil, Raphael Callou.

O Professores do Brasil também tem como objetivos o estímulo à participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano Nacional de Educação e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A iniciativa contribui com a visibilidade das boas experiências em sala de aula conduzidas pelos professores, além de oferecer uma reflexão sobre a prática pedagógica e orientar a sistematização de experiências educacionais.

A OEI atua como parceiro há dez anos por meio do escritório da organização no Brasil, contribuindo para promover práticas inovadoras nas salas de aula do país e fomentar iniciativas promissoras na educação brasileira.

Na edição de 2017, o Sebrae participou da etapa de avaliação nacional, a convite da OEI. Agora, vai apoiar a iniciativa, participando da premiação de uma das temáticas especiais, Educação Empreendedora. Como prêmio, o Sebrae vai conceder uma viagem para um evento da instituição na área do empreendedorismo.

O relato dos inscritos no prêmio será avaliado e poderá ser selecionado para uma premiação estadual, regional e nacional. A premiação ocorre em agosto e os interessados podem se inscrever até 28 de maio, pela internet.

O prêmio é dividido em três etapas: estadual, regional e nacional. Os participantes vão concorrer nas categorias educação/creche, educação infantil/pré-escola, anos iniciais do ensino fundamental/1º, 2º e 3º anos, anos iniciais do ensino fundamental/4º e 5º anos, anos finais do ensino fundamental/6º ao 9º ano e ensino médio.

Quando o professor se inscreve, ele também pode realizar curso online, disponível no próprio sistema de inscrição, com orientações para registrar sua experiência pedagógica. Adicionalmente, todos os professores que concluírem sua inscrição terão direito a realizar dois cursos online oferecidos por parceiro desta edição.

As inscrições podem ser feitas na página do prêmio.