Programa de Bolsas Ibermuseus de Capacitação recebe inscrições até 30 de março
Programa de Bolsas Ibermuseus de Capacitação recebe inscrições até 30 de março

Programa de Bolsas Ibermuseus de Capacitação recebe inscrições até 30 de março

OEI. 08/03/2018
Tamanho do texto+-

Estão abertas até 30 de março as inscrições para a categoria 1 do Programa de Bolsas Ibermuseus de Capacitação. Essa categoria é direcionada a atividades de curta duração,  como jornadas, cursos, oficinas, seminários, conferências e afins, realizadas ou apoiadas por instituições governamentais responsáveis pelas políticas públicas para os museus. A duração das bolsas oscila entre um mínimo de dois dias e um máximo de cinco dias.

Lançada em julho de 2017, a convocatória Bolsas Ibermuseus de Capacitação tem como objetivo promover a qualificação profissional de profissionais de museus, estimular a circulação do conhecimento e facilitar o intercâmbio de conteúdos, experiências, práticas e conceitos entre os países da Comunidade Ibero-americana. 

As candidaturas deverão ser enviadas no prazo mínimo de 60 dias antes do início da capacitação, e as atividades poderão ser realizadas até 30 de junho de 2018. As bolsas podem financiar: a) Transporte de ida e volta do local de origem ao destino da atividade ou intercâmbio; b) Seguro de viagem; c) Acomodação em diferentes tipos de estruturas de hospedagem com tarifas de categoria 3 estrelas.

O valor máximo por solicitação é de US$ 2.750 para atividades com destino em Espanha, Portugal ou Andorra e US$ 2.500 para atividades com destino na América do Sul, no México ou na América Central. 

Podem participar da convocatória profissionais e trabalhadores de museus e instituições museais dos 12 países membros do Conselho Intergovernamental do Programa Ibermuseus: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai. 

Ibermuseus é uma iniciativa de cooperação e integração dos países ibero-americanos para o fomento e a articulação de políticas públicas para a área de museus e da museologia. Vinculado à Secretaria Geral Ibero-Americana, o programa conta com a colaboração administrativa da Organização do Estados Ibero-Americanos para  a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).


Fonte: Ibermuseus