Projeto de Educação em Valores por meio dos esportes: Copa do Mundo e Olimpíadas
Projeto de Educação em Valores por meio dos esportes: Copa do Mundo e Olimpíadas

Projeto de Educação em Valores por meio dos esportes: Copa do Mundo e Olimpíadas

OEI. 28/05/2014
Tamanho do texto+-

No dia 3 de maio ultimo, encerrou-se a viagem prêmio do concurso de redação promovido no âmbito do projeto de educação em valores e para a cidadania “Copa do Mundo, um Mundo em sua Escola”, que levou jovens de 18 países à cidade do Rio de Janeiro. Dentre os 32 jovens premiados estavam os brasileiros (ordem alfabética): Carlos Alberto Oliveira Neto, de Manaus; Giovana Feitosa Felisberto, de Brasilia; Izabelli Nunes dos Santos, do Rio de Janeiro; e José Luiz Carneiro de Souza, de Recife.

O projeto foi idealizado pela OEI e desenvolvido no Brasil em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, o Ministério da Educação, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e a UNDIME, com o apoio da Fundação SM. Nos demais países ibero-americanos, a OEI associou-se aos Ministérios da Educação para sua implementação.

O material pedagógico preparado por especialistas internacionais no tema tomou os esportes em geral e os atletas da região ibero-americanas como exemplos e motivação, o que tornou as ações lúdico-educativas prazerosas e culturalmente atraentes. A adaptação e tradução desse material à realidade brasileira foi feita pela Dra. Katia Mori.

Considerando o fato de o projeto ter sido motivado pela Copa do Mundo de 2014, mas não restrito a essa ocasião, a OEI já inicia o diálogo com outras redes de ensino e entidades ainda não mobilizadas para uso do material didático de forma mais permanente e no horizonte das Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016.

Conheça o material pedagógico:

Guia do Aluno

Guia do Professor