Rede Ibero-americana de Teatro

Rede Ibero-americana de Teatro

OEI. 08/09/2014
Tamanho do texto+-

 

A OEI promoveu, em parceria com o governo mexicano uma série de eventos ligados ao Teatro, na cidade do México, no escopo do Programa Arte/Educação, Cultura e Cidadania e do Projeto Ibero-americano de Teatro Infantil e Juvenil, que busca favorecer a integração do teatro na educação. Além de promover o intercambio e o trabalho colaborativo entre grupos, instituições e membros da sociedade civil, desenvolve programas de formação para docentes, atores e profissionais do teatro que trabalhem ou desejem trabalhar em contextos de educação formal e não formal.

A primeira atividade promovida na Cidade do México foi o Festival de Teatro Infantil e Juvenil, inaugurado no dia 28 de agosto, no Palácio de Bellas Artes, na presença dos Ministros de Educação e de Cultura dos países membros da Organização. Seis mini apresentações de peças teatrais foram feitas na inauguração, sendo uma de grupo do Brasil (SIGAMOS Grupo Teatral, com uma lenda do espetáculo "Como Nascem as Estrelas"), duas do México, uma da Costa Rica, uma da Colômbia, uma da Espanha. Sua programação foi de 29 de agosto a 7 de setembro e mobilizou 11 teatros mexicanos, onde companhias de 20 países fizeram duas apresentações cada para público infanto-juvenil.

O segundo evento promovido naquela capital foi a II Reunião de Diretores de Teatro e representantes ministeriais, no dia 29 de agosto, na cidade do México. A representante do Ministério da Cultura do Brasil, Carla Dozzi, apresentou o "Mais Cultura nas Escolas" e algumas experiências teatrais desenvolvidas nesse âmbito. A Fundação Theatro Municipal de São Paulo, parceira da OEI e da Secretaria Municipal daquela cidade em ação educativa, foi representado por Susana Takayama, que discorreu sobre a ação de aproximação da educação formal das diferentes linguagens artísticas. Os participantes da II Reunião integraram-se ao Congresso sobre Teatro e Educação, nos dias 1 e 2 de setembro, ocasião em que puderam fazer rico intercambio com docentes e diretores das companhias teatrais participantes do Festival de Teatro Infantil e Juvenil, além de publico mexicano atuante no campo teatral.

Nas reuniões da cidade do México, a OEI apresentou as principais ações do Projeto Ibero-americano de Teatro Infantil e Juvenil, que compreenderam a realização de duas reuniões de diretores de teatro e representantes ministeriais (Rio de Janeiro e Cidade do México), a publicação do livro "O Teatro vai à Escola", a estruturação de bando de recursos e boas práticas de teatro e escola (www.oei.es/teatro), e o I Festival de Teatro Infantil e Juvenil (México), que espera-se promover a cada três anos.