Reunião do Comitê intergovernamental do Programa Ibercultura Viva
Reunião do Comitê intergovernamental do Programa Ibercultura Viva

Reunião do Comitê intergovernamental do Programa Ibercultura Viva

OEI. 28/06/2015
Tamanho do texto+-

A Diretora Adriana Weska participou nos dias 26 e 27 de junho da 2ª Reunião do Comitê Intergovernamental do Programa Ibercultura Viva em Santiago, Chile.
Participaram da atividade representantes de oito países membros do Comitê Intergovernamental Ibercultura Viva, Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, El Salvador, Espanha, México e Peru.

 O objetivo da 2ª Reunião foi debater as ações estratégicas do programa, que visa fortalecer o desenvolvimento de políticas culturais de base comunitária. O Ministério da Cultura foi representado pelo diretor da Cidadania e da Diversidade Cultural, Alexandre Santini. 

Programa Ibercultura Viva

O programa foi criado em 2014, com base na Declaração do II Congresso Ibero-americano de Cultura (São Paulo, 2009) e do Programa de Ação da XXIII Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo (Cidade do Panamá, 2013), e sob as diretrizes da Secretaria Geral Ibero-americana. O Comitê Intergovernamental é formado por representantes da Argentina, do Brasil, do Chile, da Costa Rica, El Salvador, da Espanha, do México, do Paraguai, do Peru e do Uruguai.

Entre os objetivos do programa estão fomentar uma Rede Ibero-Americana de Pontos de Cultura, promover intercâmbio de participantes da Política Nacional de Cultura Viva com os de políticas públicas equivalentes nos países ibero-americanos, capacitar gestores públicos para trabalhar com políticas culturais de base comunitária, fortalecer a Rede de Gestores Culturais nos países membros, definir uma legislação específica de políticas públicas em benefício das expressões culturais comunitárias e apoiar a produção e circulação de conteúdos culturais.