Secretário-geral da OEI participa da Reunião de Alto Nível IESALC/Unesco

Secretário-geral da OEI participa da Reunião de Alto Nível IESALC/Unesco

OEI. 09/10/2015
Tamanho do texto+-

Nos dias 8 e 9 de outubro o Secretário-geral da OEI, Paulo Speller, participou da Reunião de Alto Nível de Educação Superior ou Equivalentes da América Latina e Caribe, promovida no Brasil pelo IESALC/Unesco.

Foto: Victor Moura
Foto:Victor Moura

Os temas centrais da Reunião foram a construção do texto da Convenção Global sobre o reconhecimento de títulos de educação superior e a revisão da Convenção Regional da América Latina sobre o mesmo tema, que data de 1974.

Foto: Victor Moura
Foto:Victor Moura


A internacionalização das universidades e os programas de mobilidade foram temas recorrentes ao longo dos dois dias. A esse respeito, o Secretário Speller apresentou a iniciativa da OEI para a criação da Universidade Aberta Ibero-americana - UnAI,  que consistirá na utilização de uma plataforma de colaboração entre as universidades públicas ibero-americanas. Comentou sobre o  projeto piloto em 2015 na tríplice fronteira Brasil, Paraguai e Argentina, de formação de docentes de matemática e ciências para a educação básica e de formação de administradores municipais. Apresentou também o piloto previsto para 2016, de mestrados compartilhados entre instituições universitárias ibero-americanas. Finalizou sua fala manifestando a disposição e capacidade técnica da OEI, com sua capilaridade na região, de contribuir com esse processo liderado pela IESALC/Unesco.