Secretário-Geral participa da posse e transmissão de cargo do novo ministro da Educação

Secretário-Geral participa da posse e transmissão de cargo do novo ministro da Educação

OEI. 06/04/2015
Tamanho do texto+-

 

example1           No dia 6 de abril o Secretário-Geral da OEI participou da cerimônia de posse do novo ministro da Educação do Brasil, Renato Janine Ribeiro, no Palácio do Planalto e da transmissão de cargo, ocorrida no auditório do Ministério, na tarde do mesmo dia.

A Presidenta Dilma deu posse ao novo ministro destacando que "Para consolidar a construção do desafio de uma pátria educadora [...] eu convidei um professor, um apaixonado pela educação. Renato Janine Ribeiro é uma feliz novidade”. "Ele é um ministro educador em uma pátria educadora. [...] Sua escolha traduz em simbolismo minha maior prioridade nesses quatro anos.". Afirmou, ainda, que os ajustes fiscais por parte do Governo não vão afetar os programas da área da educação.  A chefe do Executivo também garantiu que o governo manterá a meta de universalizar o acesso das crianças de 4 e 5 anos à escola até 2016, conforme prevê o Plano Nacional de Educação. "Vamos continuar ampliando oferta de ensino em tempo integral, sobretudo nas áreas com maior incidência de violência", acrescentou.

Ganharam destaque quatro eixos, considerados prioritários: reforçar o Federalismo, discutir amplamente a base curricular nacional, expandir o uso das tecnologias da educação e a formação de diretores e docentes.

  example1

Perfil do novo ministro

Doutor em filosofia, Renato Janine Ribeiro ensinava ética e filosofia política na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Entre os cargos que ocupou está o de presidente da Comissão de Cooperação Internacional da USP (CCInt), entre 1991 e 1994, e secretário e conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre 1997 e 1999.

Também foi diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de 2004 a 2008, quando coordenou mais de 2,5 mil cursos de mestrado e doutorado do Brasil.

Janine Ribeiro publicou diversos livros na área de filosofia e ciência política, entre os quais "A sociedade contra o social: o alto custo da vida pública no Brasil", obra vencedora do Prêmio Jabuti 2001 na área de ensaios e ciências humanas.