O I Encontro da OEI de Políticas Públicas de Educação e Cultura tem como objetivo dar visibilidade às políticas públicas nas áreas da Educação e da Cultura, no âmbito da Agenda 2030 das Nações Unidas e da Carta Cultural Ibero-americana (CCI), baseadas em evidências de governos subnacionais. O encontro irá abordar de maneira ampla as potencialidades e desafios de atuação e articulação, em busca de soluções conjuntas para problemas e demandas sociais tendo, neste primeiro Encontro da OEI, o Estado de São Paulo como unidade de análise.

Os debates de temáticas lineares e transversais ressaltarão a importância do fortalecimento dos setores culturais e da Economia Criativa, para o desenvolvimento socioeconômico, pautados nas diretrizes da Carta Cultural Ibero-americana, importante instrumento político orientador das ações culturais na região. Na educação, a discussão versará sobre formas efetivas de assegurar uma educação inclusiva e equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

A iniciativa contará com a participação de autoridades das secretarias de educação, cultura, pessoa com deficiência e desenvolvimento regional, e especialistas de notório saber convidados, que debaterão as iniciativas apresentadas nos painéis.