A OEI reforça a sua visibilidade e posicionamento durante o terceiro mês do estado de alerta da COVID-19

A OEI reforça a sua visibilidade e posicionamento durante o terceiro mês do estado de alerta da COVID-19

OEI. 17/06/2020
Tamanho do texto+-

Nestes últimos três meses, a Comunicação da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) tem mantido a visibilidade dos conteúdos no site da Organização, cujo crescimento havia aumentado exponencialmente nas semanas anteriores ao início do isolamento social.

Neste último período, as notícias da OEI publicadas nos meios de comunicação ibero-americanos, num total de 368, alcançaram 55.893.082 usuários únicos. Desde o início do confinamento até meados de junho, um total de 1.221 notícias foram publicadas nos organismos de comunicação social da região e foi alcançada uma audiência total de 106.893.082 pessoas.

Entre os impactos na imprensa mais relevantes do trimestre encontram-se a campanha OEI #IberoamericaResiste nos noticiários da TVE e RNE e a campanha #TiempoDeCultura em Innovaspain, Caracol Radio e no Observador. As entrevistas na Agência EFE e Ethic, do Secretário-Geral da OEI e os seus artigos de opinião no ABC ou no Diário de Notícias. Da mesma forma, as notícias relacionadas ao microsite de recursos educativos e culturais de acesso livre e gratuito criados pela OEI, a publicação do relatório Efeitos do Coronavírus na Educação e a verba aprovada pelo Governo de Espanha para a OEI.

Os canais digitais da organização também demonstraram um contínuo crescimento. As publicações no perfil do Twitter @EspacioOEI foram exibidas 596.000 vezes, 75,5% a mais que no mês anterior, 7,6% a mais que no primeiro mês do estado de emergência, que por sua vez teve um Aumento de 18%. Além disso, ao longo das últimas semanas mantiveram-se as visitas ao perfil, que obtiveram um aumento de 50% durante o primeiro mês.

No caso da página do Facebook, as visitas foram mantidas em relação aos meses anteriores, que já aumentaram 31% e 48%, respectivamente, em relação ao período anterior. As publicações feitas no último mês mantiveram-se muito semelhantes aos meses anteriores, atingindo 20.613, 28.795 e 37.227 pessoas, respectivamente.

Os perfis institucionais do Linkedin e Instagram também aumentaram o seu número de utilizadores neste período. No caso da primeira rede social, os 11.000 seguidores foram superados, enquanto que no Instagram o perfil da OEI já conta com mais de 2.300 utilizadores.

No caso do site da Secretaria-Geral da OEI, no último trimestre, houve um total de 1.134.550 usuários da web. Além disso, foram alcançadas 620.736 visitas à página no último mês, superando os meses anteriores, com 600.318 e 577.415 visitas.

Uma menção especial requerem os webinars organizados pela OEI durante o confinamento que contaram com mais de 2.200 participantes ao vivo e com outras 4.000 visualizações subsequentes, no canal do YouTube:


20 de abril: Presente y futuro de la virtualización de la Educación Superior en República Dominicana e Iberoamérica 


7 de maio: Educación en Iberoamérica: aprendizajes de una pandemia 


11 de maio: Convivencia y bienestar en contextos de confinamiento: aprendizajes y desafíos 


13 de maio: La educación al tablero: retos de la docencia en el actual contexto de crisis (junto a Profuturo) 


19 de maio: Matemáticas en Casa:  Multiplicando aprendizajes (em parceria com a FISEM e com a FISEP) 


21 de maio: La cultura en Iberoamérica en tiempos del COVID-19.  


10 de junho: Ciencia, Tecnología y COVID-19: Una perspectiva de género 


11 de junho: Las matemáticas no están confinadas al papel