Conselho Consultivo da OEI realiza sua segunda reunião em modo virtual

Conselho Consultivo da OEI realiza sua segunda reunião em modo virtual

OEI. 10/07/2020
Tamanho do texto+-

O Conselho Consultivo da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) realizou, na última quarta-feira, 8, em modo virtual, Nesta quarta-feira, 8 de julho, sua segunda reunião plenária. No encontro foi feito um balanço das atividades em curso no contexto do relatório de atividades da organização durante o período 2019-2020, e as perspetivas da resposta e ação da OEI face à situação gerada pela crise da COVID-19. Durante a reunião, os membros do conselho refletiram sobre as previsões relativas ao orçamento-programa da organização para o período 2021-2022, que serão apresentadas ao Conselho de Administração da OEI em novembro próximo.

Conselho Consultivo da OEI é o órgão máximo para consulta e aconselhamento sobre políticas e estratégias a serem desenvolvidas pela organização, composta por renomados especialistas das áreas acadêmica e educativa da Ibero-América. Entre as funções do grupo estão articular a participação de especialistas e investigadores de renome no campo da educação, de forma a que contribuam para o desenvolvimento e qualidade da atividade da OEI em diferentes níveis; produzir relatórios de acompanhamento; dar parecer sobre assuntos de especial relevância; e promover espaços de diálogo e debate para fortalecer as iniciativas de cooperação lideradas pela organização.

Desde 2019, o Conselho é presidido pelo acadêmico mexicano Otto Granados, ex-secretário de Educação Pública do México e autor de vários ensaios e livros sobre políticas públicas e gestão educacional. O Brasil é representado no Conselho pelo ex-ministro da Educação, Henrique Paim e a professora Maria Helena Guimarães de Castro, embaixadora do PISA para Escolas no Brasil, conselheira do CNE e presidente da ABAVE.