Cooperação técnica é tema de workshop da OEI
Cooperação técnica é tema de workshop da OEI
divulgação Ebserh

Cooperação técnica é tema de workshop da OEI

OEI. 08/08/2018
Tamanho do texto+-

A Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) realizou nesta quarta-feira, 8, um workshop com diretores e técnicos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). A troca de experiência visou consolidar e promover a ampliação de projetos realizados em conjunto pelas duas instituições. As discussões foram estruturadas dentro da perspectiva de marcos normativos, que especificam o que pode ou não ser realizado no âmbito das cooperações.

“Uma proposta abrangente, com diversas iniciativas contempladas que podem contribuir para deixar legados estruturantes para a Ebserh”, afirmou o diretor da OEI no Brasil, Raphael Callou. A partilha de conhecimento é resultado de consultorias desenvolvidas por meio da cooperação da OEI com a empresa.

O workshop pode servir como catalisador para a produção de um “portfólio” em ciência e pesquisa de forma a aprimorar os centros de atendimento em saúde, cuja a administração está ligada à estatal. “O reforço da capacidade institucional da empresa vai refletir o bom serviço público no que é mais relevante na vida das pessoas, a saúde”, explica Raphael.

A Ebserh acompanha de perto a gestão de 40 hospitais universitários, responsáveis pela maior parte da formação em residência médica em alta complexidade em todo o país. “O workshop é um marco importante para percebermos o leque de oportunidades que temos de cooperação com a OEI e avançarmos nesse objetivo”, ressaltou o vice-presidente executivo da Ebserh, Arnaldo Correia de Medeiros.

Segundo Arnaldo, a capacitação permite aprimorar a assistência à saúde que tem atraído os estudantes e contribuído para uma formação mais sólida. “Uma responsabilidade extremamente importante que a cada dia vai consolidando a formação médica de qualidade. A gente percebe isso, claramente, na procura pelos programas de residência dos hospitais vinculados à Ebserh”, diz.

A programação do workshop contou com exemplos de cooperação que a OEI desenvolve com outras instituições federais. Os casos ilustram o que tem sido feito no país, especialmente, a perspectiva de como é a implementação em outros órgãos da administração pública federal.

Por meio de oficinas, os participantes elaboraram propostas de trabalho. As dinâmicas e metodologias envolveram a causa de problemas e propuseram como desenhar atividades para se chegar a mecanismos que evitem focar apenas na resolução das consequências de tais problemas.