Curso de Especialização em Planejamento e Gestão de Intervenções de Cooperação para o Desenvolvimento
A Escola de Cooperação do Centro de Altos Estudos Universitários da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (CAEU/OEI) abriu inscrições para o Curso de Especialização em Planejamento e Gestão de Intervenções de Cooperação para o Desenvolvimento, na modalidade semipresencial. A etapa presencial terá duração de 40 horas, com estágio na própria OEI (secretaria geral em Madri ou em seus escritórios nacionais na América Latina) e estará voltado para a elaboração de um programa ou projeto de desenvolvimento educacional ou no âmbito da política social.
O curso está dirigido principalmente a profissionais de organismos nacionais e internacionais de desenvolvimento; de organizações não governamentais e fundações; e de outras entidades, públicas e privadas, que tenham sob sua responsabilidade o desenho, a gestão e a avaliação de projetos e programas de desenvolvimento, ou que tenham como interlocutores organismos de cooperação internacional que prestam assistência técnica ou financeira. Destina-se também a todas as pessoas, com ou sem experiência prévia, que desejarem enfocar sua prática profissional na cooperação para o desenvolvimento.
Poderão matricular-se pessoas com curso completo de graduação ou aqueles que, sem titulação universitária de nível superior, comprovem seu vínculo –profissional, acadêmica ou de outra natureza- com o mundo da cooperação internacional.
Data de início do Curso: 10 de janeiro de 2015.
Prazo para matrícula: de 7 de novembro de 2014 a 6 de janeiro de 2015
Página do curso: http://oei.es/especialista/index.php
Programa acadêmico
O módulo 1 do Curso proporcionará uma visão geral do desenvolvimento e de suas potencialidades transformadoras, não apenas a partir de uma perspectiva teórica, mas se atendo à sua vinculação com as condições de vida dos cidadãos. De forma complementar, transmitirá conhecimento especifico sobre a configuração da cooperação internacional a serviço do desenvolvimento, constituindo um sistema (políticas, estratégias, instrumentos e atores) em processo de profunda transformação. Deste modo, os participantes se familiarizarão com o funcionamento e a gestão das novas modalidades de ajuda e refletirão acerca das implicações políticas, institucionais e técnicas de tais modalidades.
Módulo I |
Desenvolvimento e Cooperação Internacional |
1ª Unidade |
Introdução e contexto |
Tema 1 |
Desenvolvimento humano |
Tema 2 |
Pobreza humana |
Tema 3 |
Desigualdade |
2ª Unidade |
O sistema internacional de cooperação para o desenvolvimento: agentes e instrumentos |
Tema 4 |
O sistema internacional de cooperação para o desenvolvimento |
Tema 5 |
A agenda internacional de desenvolvimento e a cooperação internacional |
Tema 6 |
A agenda internacional de eficácia da Ajuda |
Tema 7 |
Agentes da cooperação internacional para o desenvolvimento |
Tema 8 |
Instrumentos “tradicionais” da cooperação internacional para o desenvolvimento |
Tema 9 |
Novos instrumentos da cooperação: Apoio orçamentário e enfoques setoriais |
Tema 10 |
Outros instrumentos: Fundos globais e permuta de dívida |
3ª Unidade |
Enfoques transversais da cooperação internacional para o desenvolvimento |
Tema 11 |
O enfoque de direitos |
Tema 12 |
O enfoque de gênero |
O módulo II – com um formato eminentemente prático de oficina virtual- abordará tanto aos enfoques clássicos quanto as técnicas e metodologias mais recentes e inovadoras utilizadas no mundo da cooperação para o desenvolvimento.
Módulo II |
Planejamento e gestão de intervenções de cooperação para o desenvolvimento |
1ª Unidade |
Introdução - Planejamento estratégico |
Tema 13 |
O planejamento nas intervenções de cooperação |
Tema 14 |
Planejamento estratégico |
2ª Unidade |
A gestão orientada a resultados de desenvolvimento |
Tema 15 |
Introdução à GORD |
Tema 16 |
Principais componentes da GORD |
Tema 17 |
Gestão de riscos, monitoramento e gestão de desempenho |
3ª Unidade |
A gestão da ajuda programática |
Tema 18 |
A gestão de finanças públicas e o ciclo orçamentário |
Tema 19 |
O diálogo de políticas e a mútua prestação de contas |
Tema 20 |
O papel dos parlamentos e a sociedade civil na ajuda programática |
4ª Unidade |
A gestão do ciclo de projeto |
Tema 21 |
A gestão do ciclo de projeto. O EML e suas características |
Tema 22 |
A identificação |
Tema 23 |
O desenho e a formulação |
Tema 24 |
Financiamento |
Tema 25 |
Execução e acompanhamento |
5ª Unidade |
A avaliação |
Tema 26 |
Definições, tipos e itinerários de uma avaliação |
Tema 27 |
Os componentes da avaliação |
Tema 28 |
As ferramentas da avaliação |
Tema 29 |
Itinerário da avaliação |
Finalmente, no módulo III será possível a aplicação dos conhecimentos adquiridos nos módulos virtuais, com o apoio e supervisão de tutores da própria OEI. O resultado final será o desenho de uma intervenção de cooperação internacional para o desenvolvimento em alguma temática de interesse no âmbito educacional ou da política social.
Módulo III |
Práticas: desenho de uma intervenção de cooperação |
40 horas de práticas na OEI (Secretaria Geral da OEI ou Escritórios Nacionais na América Latina) orientadas à elaboração de um projeto de desenvolvimento educacional ou no âmbito da política social. Nesta etapa serão aplicados os conhecimentos adquiridos nos módulos virtuais, com o apoio e supervisão de tutores da própria OEI. O resultado final será o desenho de uma intervenção de cooperação internacional para o desenvolvimento em alguma temática de interesse para o aluno dentro das opções que a OEI possa oferecer. |