Diretora da OEI Brasil participa do COINES 2017, no Rio de Janeiro

Diretora da OEI Brasil participa do COINES 2017, no Rio de Janeiro

OEI. 06/11/2017
Tamanho do texto+-

A diretora da OEI no Brasil, Adriana Weska, participou na manhã do dia 6 de novembro, no Rio de Janeiro, da mesa de abertura do XVI Congresso Internacional e XXII Seminário Nacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos (COINES 2017), que teve como tema "INES: 160 anos construindo igualdade e democracia no Brasil".

A história do instituto e o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que abordou os desafios para a formação educacional de surdos no Brasil, foram alguns dos temas que pautaram os debates do evento. Cerca de mil pessoas, entre congressistas, palestrantes e convidados, participaram do encontro. Entre os palestrantes, havia especialistas, mestres e doutores do INES, de outras instituições brasileiras e de países ibero-americanos. 

O COINES 2017 teve como objetivo promover a troca de experiências e saberes, apresentar pesquisas e fomentar discussões sobre cultura e identidade surdas, estudos linguísticos, políticas públicas e outras questões da área da educação de surdos. Além de mesas redondas e conferências, a programação contou com palestras, debates públicos, exposições e mostra de vídeos.

O encontro foi dividido em oito eixos temáticos: “Políticas para Pessoa Surda e Surdez (contextos em saúde, administração, sociedade e história)”; “Estudos Linguísticos das Línguas de Sinais”; “Estudos da Tradução e/ou Interpretação de Línguas de Sinais”; “Educação de Surdos: formas de pedagogias em bilinguismo e inclusão”; "Educação de Surdos: práticas bilíngues de letramento e alfabetização”; "Educação de Surdos: elaboração de ações e materiais pedagógicos bilíngues”; “Expressões Humanas em Arte e Cultura Surda” e  "Conquistas da Pessoa Surda em Esportes".

Sobre o INES

O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) é um órgão do Ministério da Educação que tem como missão institucional a produção, o desenvolvimento e a divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos na área da surdez em todo o território nacional, bem como subsidiar a Política Nacional de Educação, na perspectiva de promover e assegurar o desenvolvimento global da pessoa surda, sua plena socialização e o respeito às suas diferenças.



Veja o vídeo promocional do evento clicando aqui.

Acesse a lista de congressistas convidados clicando aqui.