Escritório da OEI no Brasil participa de encontro da Organização

Escritório da OEI no Brasil participa de encontro da Organização

OEI. 26/04/2018
Tamanho do texto+-

Começa hoje (26) e vai até amanhã a XIII Assembleia Geral da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI). A Assembleia Geral é a autoridade suprema da OEI e é composta por representações ou delegações oficiais do mais alto nível dos Estados-Membros. Os integrantes da organização se reúnem a cada quatro anos. Questões relevantes, como a eleição do Secretário-Geral, orçamento, programa de trabalho, entre outros, são submetidas a assembleia. A OEI é um organismo intergovernamental composto por 24 membros, com escritórios em 19 países.

Presente ao encontro, o diretor do escritório da OEI no Brasil, Raphael Callou, avalia a importância da OEI na atuação da interface de processos de cooperação com os países. “Nosso papel fundamental é o desenvolvimento da Democracia e da integração regional, com foco nas áreas de educação, cultura, direitos humanos, ciência e tecnologia”, ressalta.

No Brasil, são diversos os projetos em atuação junto ao governo federal nessas áreas. A proposta é que o escritório do Brasil possa cada vez mais expandir a esfera de atuação de maneira a cooperar com o país, nesse esforço de integração com os demais países da região ibero-americana e também consolidação de políticas públicas que são desenvolvidas nesses países.

São membros da OEI: Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, Uruguai e Venezuela.

Eleição do novo Secretário-Geral.