Fórum Mundial de Direitos Humanos de Marrocos será em novembro

Fórum Mundial de Direitos Humanos de Marrocos será em novembro

OEI. 17/07/2014
Tamanho do texto+-

A Ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), recebeu na terça-feira (15) integrantes do comitê de mobilização brasileiro do Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH).

Durante o encontro, que também contou com a participação da secretária nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da SDH/PR, Patrícia Barcelos, o comitê compartilhou com a ministra o cronograma para a realização da segunda edição do FMDH em Marrakech, no Marrocos, entre os dias 27 e 30 de novembro de 2014.

A primeira edição do fórum ocorreu no Brasil em dezembro de 2013. Realizado pela SDH/PR em parceria com outros órgãos federais, governos estaduais e municipais, Legislativo, Judiciário e sociedade civil, o evento reuniu em Brasília mais de 10 mil participantes, entre brasileiros e estrangeiros.

Assim como ocorreu no Brasil, o FMDH Marrocos será um espaço de debate público sobre direitos humanos no mundo, em que serão tratados seus principais avanços e desafios, com foco no respeito à diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento a todas as violações de direitos humanos.

Além de contribuir com a organização do evento em Marrocos, o comitê brasileiro discute a participação de entidades e ativistas brasileiros no evento. Integram o comitê representantes do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), da Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI) e da SDH/PR, além de outras entidades da sociedade civil.

Caravana - Durante o encontro, foi ainda discutida a participação da SDH/PR na Caravana de Educação em Direitos Humanos, que tem como objetivo promover atividades educativas para diferentes lugares do país, envolvendo movimentos sociais, pessoas e entidades. A caravana tem como foco os grupos vulneráveis e em situação de violação de direitos.

Lançada no mês de abril em Natal, a caravana tem atividades programadas até meados de 2015, entre seminários e encontros, regionais e temáticos. As atividades agendadas devem ocorrer nos estados de MG, SP, RJ, SC, SE, AC, ES, PE, TO, AM, PR, BA, RS, MS, MT, RO e AP.

O município de Lagarto, em Sergipe, e a capital do Acre, Rio Branco, recebem a caravana no próximo dia 22. Osasco, em São Paulo, a recebe no dia 23.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/SDH