Geogebra - ferramenta de ensino de matemática

Geogebra - ferramenta de ensino de matemática

OEI. 22/06/2020
Tamanho do texto+-

Na quinta-feira, 25, às 12h (horário de Brasília), a Organização dos Estados Ibero-americanos, com o apoio da Federação Espanhola de Sociedades de Educação Matemática (FESPM) e da Federação Ibero-Americana de Sociedades de Educação Matemática (FISEM), organiza o webinar Geogebra: um instrumento para a educação matemática (e STEM) do futuro. STEM significa Science, Technology, Engineering e Mathematics e propõe um ensino com base em quatro disciplinas específicas (ciências, tecnologia, engenharia e matemática), integradas em uma abordagem interdisciplinar inovadora.

Durante as quase duas horas do webinar, o criador do software livre de matemática GeoGebra, Markus Hohenwarter, e a líder da equipe da Comunidade GeoGebra, Julia Wolfinger, serão entrevistados pelo fundador do Instituto GeoGebra da Cantábria, Tomás Recio, e pelo secretário geral do FESPM e embaixador do FISEM e GeoGebra, Agustín Carrillo de Albornoz.

Na sessão, traduzida simultaneamente para o espanhol, serão abordados tópicos sobre as potencialidades do GeoGebra no ensino de matemática e assuntos STEM, para que os professores que não estão familiarizados com a ferramenta possam tomar a decisão de aprofundar o aprendizado. Além disso, serão apresentadas as potencialidades da ferramenta acessíveis a professores de outras disciplinas. Markus Hohenwarter explicará o funcionamento do novo aplicativo adicionado nos últimos meses: GeoGebra Classroom.

Há 10 anos, a OEI realiza inúmeras atividades sobre o uso do GeoGebra. A ferramenta vincula geometria e álgebra em um sistema fácil de usar para aprender e ensinar matemática, daí a importância do webinar sobre o software, dentro da série de seminários on-line que a OEI está promovendo #EncuentrosOEI.

Alunos e professores ibero-americanos estão convidados a conhecer o apoio da OEI ao espaço destinado ao ensino de matemática na Ibero-América.


Para assistir ao evento ao vivo no dia 25, às 12h, acesse ao link.


PROGRAMAÇÃO

12h

Apresentação de Juan Carlos Toscano, técnico de ensino superior, ciências e formação profissional da OEI


12h05

Entrevista

Tomás Recio e Agustín Carrillo de Albornoz entrevistam Markus Hohenwater e Julia Wolfinger


Markus Hohenwarter

Estudou matemática e ciência da computação na Universidade de Salzburgo, na Áustria. Como parte de sua tese de mestrado,  projetou e implementou o software de matemática dinâmica GeoGebra para vincular geometria e álgebra em um sistema fácil de usar para aprender e ensinar matemática. Tem doutorado em educação matemática. Chefia o departamento de educação STEM da Universidade Johannes Kepler de Linz, na Áustria e colabora com as escolas locais de formação de professores.


Julia Wolfinger

Estudou na Universidade Johannes Kepler de Linz: matemática, psicologia e filosofia da educação. Começou a trabalhar na GeoGebra em 2018 e lidera a equipe da Comunidade GeoGebra.


13h25

Encerramento e conclusões