Ministros da Educação de países integrantes da OEI reúnem-se em Cochabamba

Ministros da Educação de países integrantes da OEI reúnem-se em Cochabamba

OEI. 24/07/2018
Tamanho do texto+-

Os ministros da Educação dos Estados-membros da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) encontram-se nesta quinta-feira, 26, na Bolívia, com o secretário-geral da OEI, Mariano Jabonero. Na ocasião, Jabonero apresentará as principais linhas de ação para seu mandato que vai até 2022. Dentre as prioridades do secretário-geral estão maior atenção à educação infantil e às habilidades para o século XXI.

Também são destaques da atual gestão, mobilidade e esforço de reconhecimento recíproco do ensino superior no âmbito ibero-americano, além da promoção de diversidade da região, conforme prevê a Carta Cultural Ibero-Americana. Na área da ciência, Jabonero destacará a importância de aumentar o investimento para melhorar a competitividade e desenvolvimento na América Latina.

A reunião tratará ainda sobre o processo de convergência das Metas 2021 de educação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS - 4). Dessa fusão resultarão os Objetivos Ibero-americanos 2030.

Metas Educativas 2021 é um projeto da OEI com os países região que desde 2010 visa alcançar onze metas relevantes para os países da Ibero-américa. São destaques das metas educativas o fortalecimento da educação infantil, a universalização da educação básica (fundamental e ensino médio). As metas preveem também melhoria da qualidade da educação, atenção à formação técnico profissional, desenvolvimento profissional dos docentes e da pesquisa científica, além de maior investimento na área.

De amanhã até o dia 26, acontece a VIII Reunião do Conselho de Reitores do Instituto de Avaliação e Monitoramento de Metas Educacionais (IESME) da OEI. O grupo é responsável pela coordenação do processo de convergência de ambas as agendas. O encontro será realizado dentro da Segunda Reunião Regional de Ministros da Educação, intitulada "Transformar a Educação: uma resposta conjunta da América Latina e Caribe para alcançar as metas de ODS4-E2030".


Confira os detalhes no www.oei.es