Na OEI, juntamo-nos às celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente

Na OEI, juntamo-nos às celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente

OEI. 07/06/2020
Tamanho do texto+-

A OEI une-se às celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente, destacando o trabalho realizado pela Organização nos últimos anos neste campo específico centrado na proteção do meio ambiente e no combate às mudanças climáticas, sempre por meio da educação.

Desde 2015, a OEI faz parte do Programa de Ação Global da UNESCO de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, que promove iniciativas em todas as áreas da educação e aprendizagem para acelerar o progresso em direção ao desenvolvimento sustentável.

No âmbito da defesa do desenvolvimento sustentável e da promoção de uma educação para a sustentabilidade, a OEI defende uma educação que desenvolva o respeito pelo meio ambiente e, por esse motivo, nos últimos anos, promoveu os seguintes programas:

  • Alrededor de Iberoamérica. Programa desenvolvido pela OEI e pela empresa Veolia. Por meio deste programa, são premiadas as propostas apresentadas pelos jovens da região no âmbito do cuidado e da preservação do meio ambiente. A primeira edição premiou um projeto relacionado com animais em vias de extinção. O segundo premiou uma iniciativa ligada aos oceanos e à vida marinha.
  • Na Costa Rica, desde 2016, trabalhamos no projeto Educación para el Desarrollo Sostenible en los Programas de Estudios de Ciencias en el ciclo I y II. No âmbito deste programa, ficou evidente a necessidade de orientar os novos processos de capacitação, levando em consideração a complexidade e dinâmica do mundo globalizado e os atuais desafios sociais, políticos, econômicos, culturais e tecnológicos. Considerou-se necessário "educar para uma nova cidadania", o que implica desenvolver conhecimentos e habilidades para nos inserirmos proativamente no mundo globalizado sem perder o domínio local, preservando os recursos naturais não renováveis e fortalecendo uma identidade cultural nacional. A Costa Rica destaca-se neste sentido há 60 anos, estando declarada na sua Constituição a preservação do meio ambiente em 25% do território nacional.
  • Da mesma forma, na Costa Rica, desde 2019, a OEI está implementando, em conjunto com a Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED) e a  Universidad Técnica Nacional (UTN), o projeto Educación para el desarrollo humano y sostenible en las escuelas cercanas al Parque Nacional del Agua Juan Castro Blanco, cujo principal objetivo é a transformação da cultura ambiental local e global, de modo a partilhar valores, exercer a proteção de recursos não renováveis e propor ações de sustentabilidade ambiental em áreas protegidas de escolas próximas.

A atual pandemia da SAR-COV-2 veio pôr em evidência a ligação entre a saúde humana e a natureza, uma vez que o ataque de patogênicos e o desenvolvimento de pandemias estão intimamente relacionados com a erosão da biodiversidade e dos ecossistemas naturais. Além disso, a crise climática é uma ameaça permanente para todas as espécies e para a vida como a conhecemos hoje. Por tudo isso, pode-se dizer que as questões ambientais são o grande desafio deste século e a melhor estratégia para enfrentá-lo foi, é e sempre será, a educação. O desenvolvimento humano não é possível sem uma educação que capacite as pessoas, assim como não é possível alcançar o desenvolvimento sustentável sem uma educação que promova o respeito pelo meio ambiente.

Por tudo isso, a OEI reitera o seu compromisso com a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, reconhecido como um elemento-chave da Educação de qualidade e um facilitador crucial no desenvolvimento sustentável, conforme declarado no ODS 4.7 da Agenda 2030.