Novo Secretário-Geral da OEI realiza sua primeira visita oficial a Portugal

Novo Secretário-Geral da OEI realiza sua primeira visita oficial a Portugal

OEI. 10/07/2018
Tamanho do texto+-

O espanhol Mariano Jabonero, novo Secretário-Geral da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), está em Lisboa para uma visita institucional. Jabonero apresentou ontem, no Teatro Tahlia, o Plano de Ação da Organização. O evento contou com a presença do Secretário de Estado da Educação, João Costa, e da diretora do escritório da OEI no país, Ana Paula Laborinho.

O Secretário-Geral enfatizou que o investimento em educação, ciência e cultura é essencial para cumprir os compromissos da Agenda 2030. Jabonero destacou Peru e Portugal como exemplos de boas práticas em educação no mundo. Durante a exposição, lembrou que a Ibero-américa possui o maior investimento educacional do mundo (5,1% do PIB para a educação - mais que a média global, 4,6%) e alcançou 100% de cobertura em relação ao ensino fundamental.

Além disso, o Secretário-Geral manifestou que a OEI está preparada, juntamente com os seus Estados membros e parceiros, para a nova etapa de relações que está prevista com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), para contribuir na construção de um mundo mais justo.

O Plano de Ação da OEI também inclui como prioridade da Organização mobilização contra a redução do investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); promoção da vinculação da ciência e da tecnologia aos sistemas produtivos, promovendo alianças entre universidades e empresas; e maior vínculo com a sociedade e os cidadãos.

A defesa de uma cultura viva e compartilhada e a proteção da criação cultural, incluída na Carta Cultural Ibero-Americana, também fazem parte das prioridades previstas no Plano.

A diretora da OEI em Portugal fez um balanço do trabalho realizado nos primeiros seis meses de atividade do escritório país. Ana Paula Laborinho pontuou as três principais áreas de atividade: comunicação e informação; o reforço de parcerias e execução de programas e projetos, entre os quais destacou o Programa de Bolsas Paulo Freire, a CPLP, o Programa Luces para Aprender em Moçambique, além do Projeto Geogebra, em Cabo Verde e Moçambique, ambos no âmbito da Iberciencia.

A diretora ressaltou ainda o apoio que a Organização recebeu do governo português nas áreas de educação e também de relações exteriores.

Durante a sua visita a Portugal, Mariano Jabonero, foi recebido pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e pelo Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes. Além disso, o Secretário-Geral da OEI teve uma reunião com a Secretária Executiva da CPLP, Maria do Carmo Silveira, e realizou uma reunião com a Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas na Assembleia Nacional.