OEI apresenta à República Dominicana experiência em educação do Brasil

OEI apresenta à República Dominicana experiência em educação do Brasil

OEI. 15/10/2018
Tamanho do texto+-

Em busca de aprimorar as políticas de aprendizados em leitura e escrita na educação básica da República Dominicana, representantes do Ministério da Educação dominicano e integrantes da OEI naquele país estão no Brasil de hoje, 15, até sexta-feira. O grupo veio conhecer experiências brasileiras exitosas na área. A agenda começou nesta segunda-feira no Ministério da Educação (MEC) com o Programa Mais Alfabetização (PMAlfa). Amanhã visitarão trabalhos desenvolvidos pelos professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal e na quarta-feira seguem para o Ceará, onde conhecerão experiências educativas em escolas de Sobral e Fortaleza.

A missão é encabeçada pela vice ministra de assuntos técnicos e pedagógicos do Ministério da Educação da República Dominicana (Minerd), Denia Burgos. A representante do governo dominicano está acompanhada da diretora de educação primária do Minerd, Barbarita Herrera, e da assessora Maria Roque. Da OEI na República Dominicana veio a especialista em educação Berenice Pacheco Salazar.

A OEI na República Dominicana tem apoiado o governo dominicano em diversas iniciativas para melhorar esses índices. Uma das ações visa impulsionar uma “Aliança de Alfabetização Inicial” na idade apropriada, inspirada em iniciativas brasileiras. As avaliações de educação internacionais e até mesmo as produzidas pelo país mostram que o nível de aprendizagem em língua apresenta resultados preocupantes, com crianças de até 11 anos com baixo índice de leitura e escrita.


Foto: Luís Fortes