OEI celebra o Dia Internacional da Educação

OEI celebra o Dia Internacional da Educação

OEI. 24/01/2020
Tamanho do texto+-

Em 2018, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 24 de janeiro como o Dia Internacional da Educação. A data é uma oportunidade para celebrar o papel da educação para a paz e o desenvolvimento sustentável. A Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) associa-se às comemorações desta data com o propósito de fortalecer e apoiar a promoção e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS-4) da Agenda 2030, referindo-se a oportunidades de educação inclusiva, equitativa e de qualidade ao longo da vida.

Em 2020, a comemoração foca no tema: “Aprender para empoderar as pessoas, preservar o planeta, construir a prosperidade e promover a paz”. A ideia é que a educação e a aprendizagem sejam o maior recurso renovável da humanidade, reafirmando o papel da educação como um direito fundamental e um bem público.

Segundo dados da UNESCO, há atualmente 258 milhões de crianças e jovens que ainda não frequentam a escola; 617 milhões de crianças e adolescentes que não sabem ler e fazer operações matemáticas básicas; menos de 40% das meninas na África subsaariana completam o ensino médio e cerca de quatro milhões de crianças e jovens refugiados estão fora da escola. Os dados refletem uma violação ao direito à educação.

A educação é também uma responsabilidade pública. Sem educação de qualidade, inclusiva, equitativa e ao longo da vida para todos os países não conseguirão alcançar a diminuir as desigualdades entre homens e mulheres e quebrar o ciclo de pobreza que deixa milhões de crianças, jovens e adultos para trás.

O processo de definição das propostas da OEI para criar ferramentas educacionais adaptadas à diversidade e necessidades da Ibero-América foi explicado pela coordenadora de Educação da OEI, Tamara Días. A entrevista foi concedida ao programa de rádio Espaço Ibero-americano, da Rede de Rádio e TV Espanhola.


Ouça o programa