OEI desenvolve experiência para melhorar a convivência escolar

OEI desenvolve experiência para melhorar a convivência escolar

OEI. 19/03/2019
Tamanho do texto+-

Com o objetivo de contribuir para a melhoria da convivência escolar e a cultura de paz, a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) desenvolveu o programa “Transformação do Ambiente Escolar para o Desenvolvimento Integral e a Promoção da Paz”, em dois estabelecimentos públicos de ensino do Distrito Educativo 17-01 de Yamasá, na região leste da República Dominicana.

A iniciativa faz parte das ações do Instituto Ibero-Americano de Educação para os Direitos Humanos e a Democracia (IDEDH), cujo o enfoque é visa promoção dos direitos humanos, da educação centrada em valores, da educação emocional e da arte enquanto pilares fundamentais para a melhoria da convivência nas escolas.

Do ponto de vista integral da escola, o programa beneficiou mais de 200 estudantes do segundo ciclo do ensino primário, bem como os seus professores e as suas famílias.

As formações com estudantes, professores, equipes de gestão e de técnicos têm por objetivo desenvolver ideias e ferramentas para a coexistência pacífica e a cultura da paz nas escolas e comunidades. Também foram realizadas capacitações com as famílias para impulsionar as transformações no entorno escolar, buscando a promoção da cultura da paz, proporcionando exemplos de criação com base nos direitos humanos.

Realizaram-se igualmente encontros Intergeracionais para a Convivência Harmoniosa que procuram promover um diálogo ativo e horizontal entre estudantes, professores e famílias, bem como incentivar ações de transformação nos ambientes escolares e comunitários por meio da criação de um Comité para a Convivência e para a Paz.

O programa “Transformação do Ambiente Escolar para o Desenvolvimento Integral e a Promoção da Paz” está também na Guatemala, Nicarágua, El Salvador, Costa Rica, Panamá, Equador, Paraguai, Uruguai e Chile. A iniciativa contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3, 4 e 5, relacionados com a saúde e o bem estar, a educação de qualidade, a igualdade de género e a paz.

Galeria de imagens (Clique nas miniaturas para abrir a imagem)