OEI e CGU reúnem-se para discutir projetos de cooperação

OEI e CGU reúnem-se para discutir projetos de cooperação

OEI. 07/08/2018
Tamanho do texto+-

O ministro Wagner Rosário, do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), esteve hoje, 7, no escritório da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), em Brasília. Rosário participou de uma visita de cortesia, acompanhado de secretários e assessores da CGU. O ministro foi recebido pelo diretor da OEI no Brasil, Raphael Callou, que fez uma apresentação dos projetos e ações da Organização.

Os integrantes das duas instituições trataram de parcerias em educação e controle social. “É importante a gente conhecer a atuação da OEI e discutir possíveis cooperações, inclusive com outros países”, ressaltou o ministro. “A OEI compartilha com outros países da Ibero-América a expertise em iniciativas de sucesso do Brasil como o Censos da Educação (básica e superior) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar”, destacou Callou.

Merenda escolar é um dos programas do Governo Federal, cujo o controle é acompanhado de perto pela CGU. Tendo em vista que o ministério é o órgão de controle interno do Governo Federal responsável por realizar atividades relacionadas à defesa do patrimônio público e ao incremento da transparência da gestão. O controle ocorre por meio de ações de auditoria pública, correição, prevenção e combate à corrupção e ouvidoria. “A CGU tem trabalhado na governança”, sintetizou o ministro.

A CGU também deve exercer, como órgão central, a supervisão técnica dos órgãos que compõem o Sistema de Controle Interno e o Sistema de Correição e das unidades de ouvidoria do Poder Executivo Federal, prestando a orientação normativa necessária.