OEI junta-se à Coligação Mundial para a Educação COVID-19

OEI junta-se à Coligação Mundial para a Educação COVID-19

OEI. 07/06/2020
Tamanho do texto+-

Numa época em que cerca de 170 milhões de estudantes na América Latina são afetados pelo fechamento de escolas devido à crise provocada pela COVID-19, a OEI junta-se à Coligação Mundial para a Educação, criada pela UNESCO.

Com esta adesão, a OEI mostra o seu compromisso com a educação, como fez desde o início da pandemia, disponibilizando vários recursos educativos de acesso livre e gratuito, desde cadernos de atividades infantis a sessões online sobre inovação em ensino ou conteúdos para apoiar os professores no uso de tecnologias e novas metodologias, a fim de satisfazer as necessidades com soluções gratuitas e seguras.

A Coligação Mundial para a Educação Covid-19, criada em março de 2020, tem como principais objetivos:

  • Ajudar os países a mobilizar recursos e aplicar soluções inovadoras e adaptadas ao contexto para oferecer educação a distância, aproveitando as abordagens de alta tecnologia, baixa tecnologia e não-tecnológicas.
  • Encontrar soluções equitativas e alcançar o acesso universal.
  • Fornecer respostas coordenadas e evitar esforços sobrepostos.
  • Facilitar o regresso dos alunos às salas de aula quando as escolas reabrirem, evitando assim o aumento das taxas de abandono escolar.

Neste sentido, a OEI está comprometida em investir no poder transformador da educação neste momento em que colaboração e a solidariedade, a construção e inovação são mais necessárias do que nunca. Com esta adesão, a OEI continua a sua ação cooperativa na Ibero-América, demonstrando o seu compromisso com a comunidade educativa e o apoio para alcançar uma educação inclusiva e de qualidade na região.